CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lançamento do Projeto Escolas Digitais com anúncio de asteroide descoberto por alunos portugueses

Anúncio público da nomeação de um asteroide descoberto por alunos portugueses.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, preside, quinta-feira, às 18H00, no Auditório Maria de Jesus Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego, ao lançamento do Projeto Escolas Digitais, que visa promover boas práticas de integração das ferramentas digitais na cultura escolar portuguesa.

Durante o evento estará em destaque o anúncio público da nomeação de um asteroide descoberto por um grupo de alunos portugueses, no âmbito de um dos projetos promovidos pelo NUCLIO - Núclio Interactivo de Astronomia, que tem a sua sede em São Domingos de Rana.

O projeto envolve os alunos na descoberta de asteroides, sendo já mais de 100 os asteroides descobertos em Portugal por alunos das mais de cem escolas nacionais associadas ao projeto. No decorrer da última semana um grupo de professores e alunos de quatro escolas portuguesas associadas ao projeto tiveram o privilégio de escolher o nome para um destes asteroides.

O projeto Escolas Digitais nasceu em parceria com o Digital Schools of Europe (DSOE), financiado pelo programa europeu Erasmus+, que teve como objetivo de internacionalizar o projeto Irlandês Digital Schools of Distinction, dinamizado no âmbito de uma parceria entre o Dublin West Education Centre e o Ministério da Educação da República da Irlanda. O DSOE conta com parceiros de oito países Europeus: Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Suécia e Portugal, tendo já sido lançado a nível nacional na maior parte destes países.

Estará presente nesta sessão uma delegação com mais de 90 professores e parceiros de vários países europeus.

 Na sessão ocorrerá a entrega dos certificados aos alunos que participaram na campanha de procura de asteroides promovida pela associação. Estes alunos foram os primeiros em Portugal a ter a oportunidade de nomear um asteroide, um entre os mais de 100 já descobertos por escolas portuguesas.

A participação nacional nasceu em Cascais e as primeiras descobertas pertenceram à Escola Secundária da Cidadela e da Escola Secundária de Alvide.

O NUCLIO é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2001 por astrónomos profissionais e amadores. Os seus objetivos são a divulgação e o ensino da Ciência, em particular da Astronomia e Astrofísica. Aliando investigadores ativos em vários domínios de ponta da Astrofísica Moderna, bem como experientes astrónomos amadores, o NUCLIO pretende ser uma referência no meio que se dedica, em Portugal, a atividades de divulgação científica.

O NUCLIO conta com especialistas (Professores Universitários, Investigadores Doutorados e Mestres) em áreas tão diversas como o Sistema Solar, Meio Interestelar e Formação de Estrelas, Buracos Negros, Relatividade Geral e Cosmologia, Estrutura Galáctica, Núcleos Galácticos Ativos e Astrofísica Nuclear. Com o auxílio inestimável dos seus astrónomos amadores, com larga experiência de campo, o NUCLIO reúne, numa só associação, uma capacidade ímpar de levar a Astronomia junto das pessoas interessadas. S.R.S.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0