Está aqui

Exposição na Casa Sommer conta a história do ténis

A exposição “Ténis em Cascais: Da primeira partida à internacionalização” apresenta, na Casa Sommer, de 8 de abril a 31 de maio, a história do ténis em Cascais, onde em 1882 se promoveu a primeira partida entre portugueses. A mostra tem como protagonista o Rei D. Carlos, um dos principais entusiastas desta modalidade desportiva.

É a primeira grande exposição da Casa Sommer e exibe, em dois pisos, fotografias de grande formato, raquetes históricas, um álbum de fotografias e recortes de imprensa do campeão Domingos d’Avillez e alguns dos troféus mais importantes da modalidade, como os dos Campeonatos Internacionais de Cascais.

As peças são provenientes das coleções de Norberto Santos, do Museu Nacional do Desporto, da Federação Portuguesa de Ténis, do Millennium Estoril Open e do Arquivo Histórico Municipal de Cascais.

SOBRE A HISTÓRIA DO TÉNIS: Não obstante o ténis ser já praticado em Carcavelos pela comunidade britânica, que desde 1870 administrou o cabo submarino, a modalidade passaria também a constituir um dos desportos de eleição dos elegantes a banhos em Cascais, num período em que o concelho se transformou na capital do desporto em Portugal. Surgiram, então, os primeiros courts nas principais localidades do litoral, assim como os famosos Campeonatos Internacionais de Portugal, promovidos no Sporting Club de Cascais a partir de 1902. Já no Estoril, o ténis viria a revelar-se um importante aliado para a promoção da nova estação marítima, climatérica, termal e desportiva, projetada em 1914, de forma a dotar o concelho de uma oferta hoteleira de nível internacional. A partir de 1933, o Estoril Parque Tennis foi palco das mais importantes competições nacionais e internacionais, estando na génese do Clube de Ténis do Estoril, inaugurado em 1945, onde ainda hoje se faz história, por meio da promoção do Millennium Estoril Open.

 

Exposição “Ténis em Cascais: Da primeira partida à internacionalização”
8 de abril a 31 de maio de 2017

Arquivo Histórico Municipal de Cascais | Casa Sommer

2.ª a 6.ª feira |09h00 - 17h00

Sábados, domingos e feriados | 10h00 - 18h00

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais