CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

CERCICA: Complexo de Rana pronto à espera de apoio do Estado

Complexo social da CERCICA, em Rana, está pronto e totalmente equipado, mas sem qualquer utente, por falta de apoio da Segurança Social.

As obras receberam “luz verde” do Tribunal de Contas em 2017, que as considerou “muito importantes”. No entanto, apesar do complexo social estar concluído e com o equipamento necessário ao seu funcionamento, nenhum dos cerca de cem jovens deficientes candidatos a uma vaga nestas instalações pode aceder às instalações vazias.

O Presidente da Câmara de Cascais recorda que quer a CERCICA quer o CRID estão à espera de fazer um acordo com a Segurança Social, que tem vindo a atrasar-se, com os pais numa “grande ansiedade, porque a necessidade é grande para muitos jovens com deficiência”.

“A única solução é falar com a senhora ministra, porque a resposta que a Segurança Social tem dado não tem sido satisfatória, antes pelo contrário”, afirma Carlos Carreiras.


“Mesmo o compromisso que já tinham assumido no passado, agora não está a ser assumido. Estou convencido que, falando com a senhora ministra, ela terá toda a capacidade para desbloquear a situação quer para a CERCICA quer para o CRID”, antecipa o autarca.

“Só na CERCICA, estamos a falar de mais de cem utentes e no CRID do mesmo número de candidatos. O CRID já está a construir a segunda e terceira fase do seu complexo, com outras valências e mais capacidades. Isto não pode ficar fechado, porque as instalações começam a deteriorar-se.

Mas a questão não é essa, socialmente é injusto ter uma obra destas com procura e ela não estar a funcionar”, disse.


“O dinheiro aqui é o que menos conta. O que conta é haver necessidade, haver procura, a obra estar pronta e não estar a funcionar”, lamenta Carlos Carreiras.


O novo complexo da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais dispõe de camas para 53 utentes com deficiência e capacidade de atendimento externo para um número de jovens e adultos da mesma ordem.


A Câmara Municipal de Cascais investiu nesta obra social cerca de 2,5 milhões de euros para ajudar a CERCICA a proporcionar a mais famílias uma resposta adequada às necessidades de alojamento e expectativas de futuro para os seus familiares com deficiência. S.R.S.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0