CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Aeródromo Municipal de Cascais realiza Exercício à Escala Total no dia 26 de março

Simulacro de acidente ocorrerá entre as 09h30 e as 15h30 e tem como objetivo testar o Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Cascais

O Aeródromo Municipal de Cascais (AMC), localizado em Tires, irá realizar um Exercício à Escala Total no dia 26 de março de 2024, entre as 09h30 e as 15h30. Este simulacro de acidente destina-se a testar o Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Cascais (PEAMC) e respetiva exequibilidade dos procedimentos gerais e específicos de cada um dos intervenientes que nele constam.

De acordo com a regulamentação em vigor para o setor, os aeródromos estão obrigados à realização de um exercício à escala total bienalmente, sempre que disponham de um novo Plano de Emergência do Aeródromo (PEA), ou sempre que o diretor operacional considere necessário. No PEA, estão contempladas ações a serem desenvolvidas para fazer face a diversas situações tipificadas de emergência, onde os procedimentos de coordenação e comunicação estão evidenciados e as responsabilidades e obrigações de cada entidade envolvida estão devidamente identificadas, assegurando uma resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes internos e externos.

Pelo facto de o Plano de Emergência prever o recurso a meios externos, é necessária a realização de ações de sensibilização ao pessoal interveniente e subsequente familiarização com o mesmo, tendo como objetivo primordial levar a bom termo a condução das operações de socorro, em acidentes de quaisquer proporções.

Este exercício contará com a participação de diversas entidades, serviços e organizações, que intervirão de acordo com as suas responsabilidades na operacionalização do Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Cascais. Neste simulacro, terão intervenção direta: Autoridade de Saúde de Cascais; Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil; Polícia Municipal de Cascais; Autoridade Tributária e Aduaneira; Corpos de Bombeiros; Instituto Nacional de Emergência Médica; Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses; Operadores das aeronaves (Aeromec e Sevenair); Polícia de Segurança Pública; Polícia Judiciária; Serviço de Meteorologia (IPMA); Serviço de Operações Aeroportuárias; Serviço de Salvamento e Luta Contra Incêndios; Navegação Aérea E.P.E (NAV); Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais; Unidade de Ação Fiscal (GNR); Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0