Está aqui

Programa Municipal de Literacia certifica treze formandos

“Não saber ler é como ser cego”, palavras de um dos 13 formandos do Programa Municipal de Literacia que receberam hoje as certificações do 1º Ciclo do ensino Básico. A cerimónia que decorreu no auditório dos Salesianos de Manique, contou com a presença de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais e de Frederico Pinho de Almeida, vereador da Educação.

Para além dos certificados do 1º Ciclo, foram ainda entregues os certificados resultantes do Projeto de Alfabetização e Literacia para Nacionais de Países Terceiros.

O Programa de Literacia assenta num conjunto de respostas educativas formais e não formais, de nível básico, ajustadas a adultos que não tiveram oportunidade de acesso ou conclusão da formação escolar. O programa promove a aquisição de competências de literacia e numeracia e o desenvolvimento do domínio da língua portuguesa (compreensão, oralidade, escrita e interação).

A Alfabetização Não formal tem sido concretizada ao longo dos últimos anos através do apoio de voluntários nas freguesias de Alcabideche, S. Domingos de Rana e Cascais/Estoril. Este programa criou a possibilidade de se realizar anualmente um exame de certificação do 1º ciclo no Agrupamento de escolas de Alcabideche que está aberto a todos os munícipes.

“ A alfabetização e o ensino de português para estrangeiros são duas questões absolutamente determinantes para a integração social e profissional dos participantes” referiu o vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais que acrescentou ser este um trabalho conjunto da Câmara de Cascais, do IFP, várias IPSS e o Agrupamento de Escolas de Alcabideche, “de forma a proporcionar esta oportunidade de aprender a ler e escrever e a falar de uma forma mais fluente a língua portuguesa”.   

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0