CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“A Guerra no Mar” junta especialistas nacionais e internacionais e mostra navio de guerra em Cascais

No âmbito do Congresso Internacional “A Guerra no Mar: Combates e Poder Naval nos Séculos XIX e XX”, que decorre dias 8 e 9 de abril no Centro Cultural de Cascais, estará ancorada na baía de Cascais, com o apoio da Marinha Portuguesa, a corveta Jacinto Cândido que, caso as condições meteorológicas o permitam, o público terá possibilidade de visitar.

O congresso, de entrada livre mediante inscrição gratuita através de arquivo.historico@cm-cascais.pt, abordará diversas temáticas de cariz histórico, com particular destaque para os períodos da I e II Guerras Mundiais, tendo por fio condutor o mar que, ao longo da história, se afirmaria como território de conflito.

Andrew Lambert, do King’s College (Londres) e António José Telo, da Academia Militar, são os conferencistas que abrem a sessão de trabalhos do primeiro dia do evento.

No segundo dia, que comportará uma conferência a cargo do reputado investigador Lincoln Paine, o painel dedicado ao “Património Cultural e Subaquático” contará com comunicações de Fátima Claudino, Alexandre Monteiro, Paulo Costa e de dois arqueólogos subaquáticos ao serviço da autarquia de Cascais, Jorge Freire e António Fialho, em que se evocarão, por exemplo, as histórias do rebocador Patrão Lopes e do caça-minas Roberto Ivens, que têm vindo a atrair a atenção da comunicação social desde o final do ano passado, no âmbito da evocação do centenário da Grande Guerra. 

Estes académicos e investigadores - provenientes de instituições de referência como a Academia  Militar, o CINAV, a Direção de Infraestruturas do Exército, a Escola Naval, a King’s College, a UNESCO ou as Universidades Nova de Lisboa e do Porto - marcarão presença em Cascais de forma a promover e sedimentar o conhecimento acerca destas importantes temáticas, com repercussões locais, nacionais e internacionais, realçando simultaneamente a milenar ligação de Cascais ao Mar.

O evento é organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

Sobre a corveta Jacinto Cândido | Navio com 1.380 toneladas, 85 m de comprimento, 10,3 m de boca máxima, 3,3 m de calado e velocidade máxima de 22 nós. É o segundo de uma série de seis navios da classe João Coutinho e foi construído nos estaleiros da BLOM & VOSS AG em Hamburgo, na Alemanha, sob planos de conceção nacional, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa a 16 de junho de 1970.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS para o Congresso. 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS para visita à corveta. Recorda-se os inscritos que se podem apresentar no sábado, dia 9 de abril, das 10h às 12h e das 14h às 18h, no Cais de Eventos da Marina de Cascais.

Por questões de segurança, a Marinha Portuguesa apenas permite o embarque a maiores de 12 anos, inclusive. 

Mais informaçõesarquivo.historico@cm-cascais.pt | 21 481 57 38

NOTA: As visitas guiadas ao navio só serão realizadas caso as condições meteorológicas o permitam.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0