CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Viva Estoril” – Lançamento do livro

As histórias da história do Turismo no Estoril

Sabia que a história do Turismo em Portugal está intimamente ligada com Cascais, e em especial com o Estoril? De facto, pode afirmar-se que o concelho de Cascais, e em particular, a Costa do Estoril, foram a génese daquilo que hoje é o setor do Turismo nacional que tanto contribui para a economia portuguesa.

Esta sexta-feira, 28 de abril, foi lançado o livro "VIva Estoril" que revela as histórias que estão por detrás da recuperação da vocação turística do Estoril, de todo o concelho de Cascais. Muitas das estratégias utilizadas, nomeadamente, das campanhas publicitárias que levaram o nome do Estoril mais longe, tiveram grande repercussão na atração de turistas para o concelho e foram depois replicadas a nível nacional, com grande sucesso.

"Este livro é um pedaço de Cascais, o sítio que escolhemos para viver e todas as obras estruturantes que fazem a nossa terra o que ela é hoje, deve-se ao trabalho de um grupo de pessoas que são os protagonistas destas histórias", afirmou o autor da obra, o historiador João Aníbal Henriques, garantindo que tudo o que está escrito no livro pode ser comprovado através de vasta documentação que foi esta sexta-feira entregue formalmente ao Arquivo Histórico de Cascais para que seja tratada e disponibilizada ao público.  

Com esta obra pretende-se dar a conhecer o que está por detrás da recuperação turística do Estoril. A coragem e resiliência de um grupo de hoteleiros locais e as ideias vanguardistas que trouxeram das muitas viagens que faziam pelo mundo para promoverem os seus hotéis. "Viva Estoril" conta essas histórias e mantém, assim, viva a memória da espetacular recuperação de um Estoril em avançado declínio que começou nos anos 70 do século passado. Longe, então, das épocas áureas quando Cascais e o Estoril eram destino de veraneantes da corte para o concelho, a que se seguiu a estratégia e obra de Fausto Figueiredo, e mais tarde, durante a II Guerra Mundial, o lugar de refúgio de espiões e do exílio de muitas das famílias reais europeias.

“O João Aníbal Henriques nesta obra, opta por nos trazer uma época aparentemente menos grandiosa, menos faustosa, mas cuja importância se revela igual ou superior para a construção do concelho de Cascais”, refere Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais e autor do prefácio da obra.

Miguel Pinto Luz, destaca, ainda, que este livro trata “um período pouco divulgado, mas com uma importância extrema para o concelho. Um tempo de dificuldades, mas cuja resiliência, visão e dedicação de um conjunto de grandes homens, transformou em oportunidade”.

António Pinto Coelho Aguiar, Fernando Cunha Fernandes, António Teixeira Murta, António Simões de Almeida e Maurício Morais Barra aos quais se juntaram Luís Athayde, Pedro Garcia e António Soares eram empreendedores locais que tiveram, assim, um papel fulcral na recuperação da vocação turística da Costa do Estoril e, consequentemente, de todo o concelho.

"Cinco jovens que na altura que foram capazes de ter a visão, a arte e o engenho, assumirem riscos e perceberem que é preciso agir para mudar o mundo", disse, ainda, o vice-presidente da Câmara Municipal que tem hoje o pelouro do Turismo em Cascais e de certa forma dá continuidade ao legado deste grupo de empreendedores locais. 

Foi a visão destes hoteleiros que nos conduziu ao que Cascais é hoje, contribuindo para a construção, a partir da década de 80 do século XX, das obras estruturantes mais emblemáticas que possibilitaram a eleição de Cascais como destino turístico privilegiado no século XXI. Um conjunto de investimentos essenciais, dos quais faziam parte a construção de uma marina, de um centro de congressos, das piscinas oceânicas, da uma escola de hotelaria, um de um clube de ténis e a conclusão da autoestrada para Lisboa, e, sobretudo a recuperação ambiental de todo o mar da região construindo de raiz um emissário que assegurasse uma correta gestão do saneamento na área da Grande Lisboa, despoluindo as praias da linha de Cascais.

A marca Cascais, reconhecida hoje em todo o mundo, palco dos mais importantes eventos desportivos internacionais como o Estoril Open, os campeonatos de Vela, o Iron Man, entre muitos outros, ou de conferências que trazem os maiores nomes da academia, arte, política e ciência, teve a sua génese nestas histórias da história do Turismo de Cascais, aqui contada neste livro “Viva Estoril” e que depois, o poder local, empreendedores, investidores e os cascalenses, souberam agarrar e dar continuidade.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0