Está aqui
Mercado da América Latina anima fim de semana
Este fim de semana viaje até a um dos países da América Latina sem sair de Cascais. Venha comer os tacos do mexicano Potzalia ou os pratos peruanos do Paladarte, enquanto assiste a um espetáculo de tango ou de capoeira. Até domingo disfrute da gastronomia, artesanato, música, dança e toda a riqueza cultural desta região do globo. O programa é recheado de uma enorme variedade de músicos e bailarinos destes países, para além de vários workshops.
A 5ª edição do Mercado da América Latina, uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, a Agência DNA e a Casa da América Latina com o apoio das Embaixadas latino-americanas, deixou a Vila de Cascais, onde acointeceram as últimas quatro edições, e instalaou-se na FIARTIL – Feira do Artesanato do Estoril.
"Considero que os países afro-ibero-latino-americanos constituem uma superpotência cultural com muitos pontos em comum e essa capacidade fica aqui bem demonstrada na FIARTIL", referiu Carlos Carreiras, presidente da CM de Cascais na cerimónia de abertura desta 5ª edição do Mercado da América Latina. De facto, apesar do espaço no Estoril ser bastante mais amplo que o disponível no Mercado da Vila de Cascais, onde se realizaram as anteriores edições, "temos ainda assim casa cheia e isso é exemplo da vitalidade cultural desta grande comunidade", acrescentou Carlos Carreiras.
Como é habitual, há stands com comida da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, de Cuba, Costa Rica, Venezuela, México, Peru, Panamá, Paraguai e Uruguai. Além do Potzalia e do Paladarte, pode encontrar a Cocina Mexicana, A Lanchonete, o Hangus, as Empanadas do Maxi, entre outros. A isto juntam-se, por exemplo, stands com bijutaria brasileira feita a partir de folhas de árvores, sapatos mexicanos feitos à mão ou bordados paraguaios.
A grande novidade este ano é O Espaço Criança, onde as famílias poderão experimentar actividades infantis típicas destes países.
A programação cultural é animada, começando na dança panamenha, a ter lugar esta sexta-feira, às 18.20; e terminando no tango argentino, no domingo, às 18.00. Haverá espaço, também, para a dança colombiana, mexicana, venezuelana ou dominicana, e para a música cubana, brasileira ou chilena. Como se não bastasse, estão preparados vários workshops de sonoridades e gastronomia latino-americanas.
O principal objetivo da iniciativa é dar a conhecer estes países, através das artes plásticas, da gastronomia, do artesanato, da música e da dança, aproximando as comunidades latino-americanas dos portugueses, incentivando e promovendo pequenos empresários migrantes a testarem ou consolidarem os seus projetos, valorizando a economia e o empreendedorismo latino-americano em Portugal, refere o presidente da Comissão Executiva da Casa da América Latina, Alberto Laplaine Guimarães.
Esta quinta edição coincide ainda com a celebração dos 200 anos de independência do Brasil e, por isso, conte com a presença de músicos, bailarinos e capoeiristas e, naturalmente, vários stands com artesanato e gastronomia do nosso país irmão. Uma forma de matar saudades da pátria por parte da comunidade brasileira em Cascais que tem vindo a crescer significativamente e é agora a maior comunidade de estrangeiros no concelho, com mais de 11.000 residentes.
FIARTIL - Feira de Artesanato do Estoril
Sex 18.00-22.00, Sáb 13.00-22.00, Dom 13.00-19.00.
Entrada: 1,50€, grátis para crianças até aos 12 anos.
CMC | PL