Está aqui
Mãos pequenas, corações grandes
Realizou-se o primeiro Mercado do Voluntariado em Cascais, num reconhecimento a todas as pessoas que são voluntárias e que dão de si. Por que o voluntariado é uma forma de participação ativa na vida das comunidades e contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos, para a realização pessoal e para promover uma maior solidariedade.
E foi com este sentimento que se encontraram dezenas de pessoas no Parque da Quinta da Carreira, no Estoril, numa partilha de experiência e novas descobertas.
À data, existem cerca de 11 mil voluntários inscritos na plataforma Voluntariado Cascais e “isto é um reflexo de coesão, união e generosidade que carateriza Cascais”, afirma Joana Balsemão, Vereadora da Câmara Municipal de Cascais, presente no evento.
A plataforma tem como objetivos sensibilizar as pessoas e as organizações para o voluntariado, divulgar projetos e oportunidades, contribuir para o aprofundamento da temática, disponibilizar informações sobre voluntariado, bem como promover ações de formação para entidades promotoras e para voluntários e voluntárias.
Também promove medidas que contribuem para que o trabalho voluntário não só prossiga a sua ação em função dos movimentos sociais, como ganhe, inclusivamente, um maior dinamismo.
“É através desta malha e desta energia de solidariedade e generosidade que queremos coser o nosso concelho”, conclui Joana Balsemão, Vereadora da Câmara Municipal de Cascais.
O voluntariado tem vindo a ganhar um peso cada vez maior no reforço da coesão social e na consolidação do regime democrático e da cidadania, aproximando a população em torno de causas comuns, solidárias e integradoras de cada indivíduo na vida coletiva.
Saiba mais aqui
CMC | MS | AG | LB | BN