CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Inauguradas obras de reabilitação do Complexo da Igreja de Bicesse

Centro Social e Capela Mortuária foram restaurados e modernizados

O Complexo da Igreja de Bicesse, da Fábrica da Igreja Paroquial de São Vicente de Alcabideche, viu hoje serem inauguradas as suas obras de reabilitação. A intervenção de restauro e modernização deste equipamento teve um valor a rodar os 300 mil euros, dos quais parte foi suportado pela Câmara Municipal de Cascais e o restante pela Paróquia de Alcabideche.

“Estas obras foram feitas para que se continuem a cumprir as muitas funções sociais, que várias instituições aqui levam a cabo. Tudo isto gera um enorme contributo para a coesão social no nosso concelho”, disse o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. “Temos direito, também, à dignidade após a morte. Nesse sentido, temos estado a recuperar as Capelas Mortuárias do nosso concelho e, no caso desta capela em Bicesse, a mesma conta agora com condições dignas, tanto para quem parte, como para as famílias e amigos que fazem essa despedida”, concluiu o autarca. 

As obras de reabilitação compreenderam o restauro de várias partes do Complexo que apresentavam sinais de degradação, entre as quais o Centro Social, que agora conta com salas completamente restauradas, prontas a receber as múltiplas atividades sociais desenvolvidas na Paróquia. Também a Capela Mortuária foi alvo de uma renovação profunda, apresentado agora condições mais dignas e acolhedoras.

“É bonito ver que cada um dá o seu melhor na sua função, na sua profissão e na sua generosidade. A sensação é de gratidão pela ajuda de todos. É bom ver que as coisas ficaram bonitas e que as pessoas estão contentes. Isso é muito bom”, referiu o padre Juan Eduardo de Sousa Freitas, da Paróquia de Alcabideche.

O presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, destacou a união de esforços entre as várias entidades envolvidas na concretização destas obras de reabilitação. “Este é o resultado da parceria que existe entre a Paróquia de Alcabideche, a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia de Alcabideche. Estas obras são uma mais-valia para a comunidade da Freguesia de Alcabideche”, disse o autarca.

O Complexo da Igreja de Bicesse (também conhecida como Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora de Bicesse) é um espaço que se encontra ao serviço do seu território, sendo composto pela igreja, sacristia, capela mortuária, diversas salas multiusos, auditório e espaços exteriores. As salas multiusos permitem ao Centro Social prestar apoio social e cultural à comunidade. Estes espaços são utilizados pelo Centro Juvenil (com mais de uma centena de crianças e adolescentes), pelo Grupo Solidariedade Salesiana, pela Legião de Maria, pela Banda Domingos Sávio e pela Conferência Vicentina Nossa Senhora Auxiliadora de Bicesse - parceiro da Plataforma de Recursos de Apoio na Privação Material e do Programa Cascais + Solidário, que assegura apoio alimentar a cerca de 245 famílias, num total cerca de 685 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica. Estes espaços são também utilizados no apoio escolar aos jovens.

Já o auditório é usado pela comunidade para diferentes reuniões, encontros de formação, coro, teatro da paróquia e da população, bem como as tradicionais festas anuais de Nossa Senhora Auxiliadora, que se realizam no mês de maio.

Com estas obras de reabilitação, o Complexo da Igreja de Bicesse ganha, assim, uma nova vida.

CMC | DG | PR | AG

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0