Está aqui
Inauguração do Bosque da Galiza
Decorreu hoje, 1 de novembro, a inauguração do Bosque da Galiza, junto à Horta Comunitária do Bairro Novo do Pinhal. Esta foi uma intervenção realizada por parte da Câmara Municipal de Cascais de modo a valorizar e promover a biodiversidade e sustentabilidade deste local, tornando-o útil à população.
Neste bosque, que se situa na Rua Professor Manuel Calvet Magalhães, no Estoril, foram plantadas mais de 2300 plantas arbustivas de espécies como Loureiro, Piracanta, Pistascia lentiscos e Coronilla e ainda cerca de 65 árvores de espécies como Lodão, Carvalho, Freixo, Salgueiro e Zambujeiro, enriquecendo a flora deste espaço.
Para facilitar a movimentação pelo bosque, foram construídos cerca de 200 metros de passadiço em madeira ao longo da encosta do Vale de Sta. Rita, bem como uma ponte que faz a ligação à Rua do Vale de Sta. Rita.
Na área intervencionada existe um troço da Ribeira da Cadaveira, que beneficiou por si próprio de uma intervenção de requalificação e estabilização das suas margens, através da plantação de arbustos, e da construção de uma "crib-wall", estrutura de contenção para estabilizar as margens.
Nesta inauguração, Carlos Carreiras e Nuno Piteira Lopes, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Alexandre Faria, vereador da autarquia e Luís Capão, diretor municipal de Ambiente e Sustentabilidade, puderam descer o passadiço e ver a área intervencionada.
“O nosso compromisso com o ambiente é inabalável”, disse o vice-presidente. “Esta é uma ação muito importante naquilo que tem sido feito na requalificação das ribeiras para preservar e re-naturalizar aquilo que são os espaços verdes que porventura poderiam não estar a ser bem aproveitados,” concluiu.
Esta intervenção vem tornar o bosque num espaço de utilização frequente e que permite evitar a utilização indevida e o depósito de lixo e resíduos.
CMC | DCG | MC | CT