CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Festival assinala o final do OP Jovem 22/23

Quinta da Alagoa recebeu jovens de várias escolas do concelho

O Orçamento Participativo Jovem 2022/2023 chegou ao final. E nada como uma grande festa para celebrar e reconhecer o trabalho e as competências desenvolvidas pelas turmas e professores que participaram, ao longo do ano letivo, neste projeto implementado em 15 escolas do concelho de Cascais. Foi precisamente isso que aconteceu na Quinta da Alagoa, neste dia 2 de junho.

O Festival OP Jovem reuniu cerca de 400 pessoas, entre estudantes e professores das turmas participantes, diretores dos estabelecimentos de ensino, dirigentes da Câmara Municipal de Cascais, e membros do executivo da autarquia cascalense.

“Este ano ultrapassaram-se todos os recordes. Tivemos máxima participação no momento da votação e isso também deve ser celebrado. Estamos a celebrar a quantidade assim como a qualidade. A qualidade das turmas OP e dos projetos vencedores, que são absolutamente extraordinários, e que nos dão muitas pistas sobre o que é realmente importante para estes alunos”, referiu Joana Balsemão, vereadora com o pelouro da Cidadania e Participação na Câmara Municipal de Cascais. “Estão todos de parabéns, professores incluídos. O Orçamento Participativo Jovem está cá para ficar!”, concluiu.

O dia iniciou-se com dinâmicas de quebra-gelo e jogos de equipas, que serviram para promover a interação entre os grupos de jovens provenientes das várias escolas do município. A meio da manhã, realizou-se a entrega simbólica de cheques aos alunos dos estabelecimentos de ensino que participaram nesta edição do OP Jovem, com a presença em palco do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

“Vocês são o presente e devem assumir isso. Têm o poder de exercer a democracia participativa”, assinalou o presidente cascalense, dirigindo-se a todos os jovens presentes na Quinta da Alagoa.

Após o emotivo reconhecimento em palco, foi altura de recuperar energias e fazer uma pausa para almoço. As atividades foram retomadas da parte da tarde, com um concerto musical que contou com a participação dos jovens e serviu para terminar com chave de ouro o Festival OP Jovem 22/23.

“É importante podermos escolher aquilo que é bom para as escolas e termos as nossas próprias ideias”, disse Bernardo Estrelado, um dos alunos participantes nesta edição do OP Jovem. Já para o estudante Ryan Fuentes, este projeto serviu para “juntar as turmas e criar um bom relacionamento entre todos”.

Este ano letivo, o Orçamento Participativo Jovem contou com o voto de 7.451 alunos de 15 escolas do concelho. Em relação ao ano letivo 2021/2022 registou-se um aumento da taxa de participação de 5%, ou seja, votaram 55% dos alunos matriculados no ano letivo em curso. Ao todo foram 30 projetos vencedores dos quais 15 ficaram a cargo das escolas e os restantes 15 para a comunidade avançam para a fase da análise técnica do Orçamento Participativo de Cascais 2023.

No próximo ano letivo, o OP Jovem promete voltar a dar voz aos estudantes cascalenses.

CMC | DG | PR | LB | RC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0