Está aqui
Exposição com obras raras de Francisco de Goya para ver no CCC












Francisco de Goya é um dos grandes artistas de todos os tempos. Precursor de movimentos como o Romantismo, o Impressionismo, o Expressionismo e o Surrealismo, Goya rompeu com todos os padrões tradicionais do seu tempo e antecipou-se às correntes artísticas dos séculos XIX e XX.
O mestre de Saragoça foi revolucionário nas suas obras, na forma como introduziu o conceito do artista como testemunha do seu tempo, tratando temas como a religião, as mulheres, a educação, a tauromaquia e a guerra.
Este sábado, 22 de abril, o Centro Cultural de Cascais foi palco da inauguração da exposição GOYA: Testemunho do seu tempo, que conta com dez pinturas raramente vistas, apresentadas pela primeira vez em Portugal, juntamente com as quatro emblemáticas séries de gravuras de Francisco de Goya.
“Queria saudar o professor Salvato Telles de Menezes, e em particular a Fundação D. Luís I, por continuarem com esta senda que tem vindo a ser desenvolvida de marcar Cascais como um polo cultural das várias artes, neste caso aqui das artes plásticas”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que esteve presente nesta inauguração.
Marisa Oropesa, curadora da exposição, explicou que “falar de Goya é falar de um dos génios mais importantes da história da arte”, deixando o desejo de que quem visite esta exposição disfrute disso mesmo.
A exposição encontra-se aberta à população no CCC a partir de 23 de abril. Esta mostra é uma iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.
Saiba mais sobre a exposição aqui.
CMC | DCG | BN | LB