Está aqui
Dia Mundial da Alimentação
No próximo dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, juntamente com o Dia Mundial do Pão, no Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, instalado no Casal Saloio de Outeiro de Polima.
O programa das atividades deste dia começa pelas 16h00 com uma visita às instalações do Casal Saloio de Outeiro de Polima, que inclui uma apresentação sobre o sistema alimentar de Cascais, seguida de um Showcooking de pão, dinamizado pelo Cascais Food Lab, aberto à população. Pelas 16h45, será o momento da assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais e a Universidade Europeia, visando o trabalho conjunto nas áreas do turismo e da gastronomia.
Neste dia acontece também uma experiência inserida no Ciclo “Cultura à Mesa” - Experiência Cultura e Cozinha Saloia que começa pelas 17h30, com uma prova comentada de vinhos da região, da Rota de Bucelas, Carcavelos e Colares seguida de um jantar dedicado à Cozinha Saloia, que terá início pelas 19h30. Esta experiência traz para a mesa algumas especialidades tradicionais da Região Saloia, onde parte do concelho de Cascais se insere. A ementa, elaborada em exclusivo para a experiência, privilegia os produtos frescos produzidos pelas Terras de Cascais e ingredientes tão característicos desta cozinha rural, numa fusão contemporânea de sabores, privilegiando os produtos de época, o equilíbrio saudável e a sua sustentabilidade ambiental. Assim, a temática deste jantar é a mesma do tema deste ano para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação: Direito à alimentação para uma vida melhor e um futuro melhor.
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981, a 16 de outubro, pois foi nesta data, no ano de 1945, que foi fundada, no Quebec (Canadá), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Esta organização tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Desde a sua criação, a FAO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e a segurança alimentar.