Está aqui
Centro de Dia de Cascais celebra o 35º aniversário














No dia em que também se celebra o início da primavera, 20 de março, o Centro de Dia de Cascais da Santa Casa da Misericórdia celebrou o seu 35º aniversário.
Numa tarde de muita música, dança e boa disposição, foram exibidos alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro até ao momento, como artes manuais e a atuação de dois grupos corais.
Perante alguns dos 50 utentes que atualmente constituem o Centro de Dia de Cascais, o vereador Frederico Pinho de Almeida congratulou o bom trabalho do Centro durante os anos e, especialmente, por “se inovarem e atirarem para fora de pé”. Já o Presidente da União de Freguesias de Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares, elogiou o espírito jovem dos utentes, relembrando a importância de “manter esta vivacidade”.
A efeméride contou, ainda, com a presença da vereadora Carla Semedo e da provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Isabel Miguens Bouças.
Sobre os Centros de Dia:
Os Centros Dia de Cascais constituem-se enquanto uma resposta social desenvolvida em equipamento, prestando um conjunto de serviços a idosos e pessoas com dependência, auxiliando a sua manutenção no meio social e familiar.
Dentro destes serviços, existem cuidados básicos relativos à alimentação e higiene e cuidados para o bem-estar, saúde e autonomia com os idosos, como ginástica e controlo da diabetes. No entanto, existem também atividades recreativas como trabalhos manuais e pintura, grupos corais, festas temáticas e até aulas de inglês.
Esta resposta social pretende retardar os efeitos do envelhecimento, promover as relações interpessoais e intergeracionais e tentar que a pessoa idosa permaneça no seu meio habitual de vida, evitando ao máximo o seu internamento em instituições.
Em Cascais, existem 15 equipamentos sociais constituídos por Centros de Dia que auxiliam diariamente pessoas mais velhas, dependentes e os seus cuidadores.
Saiba mais sobre os Centros de Dia aqui.