Está aqui
Cascais quer ser Capital Europeia da Democracia

Obter reputação internacional enquanto centro de educação e inovação e irá estimular o orgulho cívico. É por este prémio que Cascais compete com 12 outras cidades europeias que acabam de se juntar à Rede de Cidades ECoD. Todas querem o título de “Capital Europeia da Democracia” e, para decidir quem vence, precisamos de si.
Para a ECoD, “a democracia é a melhor aposta para restaurar a paz, proteger os nossos direitos civis e combater as mudanças climáticas”, pelo que “cada cidade participante que se junta à Rede de Cidades ECoD destaca-se pela sua inovação democrática e promove a coesão, oportunidades de colaboração e a participação cívica”. A escolha de qual será a primeira “Capital Europeia da Democracia” será feita por 10.000 jurados-cidadãos. Pessoas que se interessam pela democracia e que estão disponíveis para investir até três horas por mês para se tornarem agentes de mudança em questões candentes.
As inscrições estão a decorrer aqui e vão manter-se abertas até se atingir os 10.000 jurados-cidadãos. Uma vez aceites pela ECoD, os jurados-cidadãos têm acesso a formação, workshops e sessões informativas e podem ainda ganhar bilhetes para eventos em cada Capital Europeia da Democracia.
“Tudo começa nas pessoas, este é o nosso lema. Enquanto presidente da Câmara, procuro sempre formas inovadoras de promoção da cidadania participativa. A iniciativa ECoD captou a minha atenção porque une as pessoas para celebrar cidades que enfrentam novos desafios de forma inovadora”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais.
Qual o objetivo do programa ECoD?
Antonella Valmorbida, presidente do Júri de Especialistas do ECoD e Secretária Geral da ALDA - Associação Europeia para a Democracia Local considera o programa ECoD um bom incentivo à “boa governança na Europa” e ao “empoderamento da sociedade civil” e à “democracia local”, até porque, defende: “a Europa deve oferecer mais do que a atual abordagem burocrática da democracia”.
“As cidades estão em melhor posição para salvaguardar e fortalecer a democracia e os direitos humanos, pois estão mais próximas das necessidades dos seus cidadãos. Perante transformações históricas e desafios prementes causados pela guerra e pela policrise, o seu poder de inovação, capacidade de agir e a forte ligação aos cidadãos tornam o seu papel mais importante do que nunca”, afirmou Helfried Carl, fundador e membro do Conselho Consultivo da ECoD.
Como será feita a seleção?
Numa primeira fase, e com base em critérios transparentes, um “Júri de Especialistas” composto por cinco profissionais distintos no campo da democracia irá analisar todas as candidaturas das cidades e fazer a pré-seleção dos melhores candidatos. As cinco cidades nomeadas finalistas serão votadas pelo Júri de Cidadãos de toda a Europa, que tem a decisão final. A primeira cidade a receber o título de Primeira Capital Europeia da Democracia será designada em janeiro de 2023.
Qual o papel de Capital Europeia da Democracia?
Em estreita cooperação com a sociedade civil e os cidadãos, a Capital Europeia da Democracia escolhida, acolherá um leque variado de atividades e eventos que atrairão visitantes de toda a Europa para se juntarem e participarem em esforços colaborativos para fortalecer a democracia. A cidade vencedora desfrutará de uma reputação internacional enquanto centro de educação e inovação e irá estimular o orgulho cívico.
Cidades candidatas à primeira edição da Capital Europeia da Democracia | Antuérpia (Bélgica), Barcelona (Espanha), Bolonha (Itália), Braga (Portugal), Bruxelas (Bélgica), Burgos (Espanha), Cascais (Portugal), Linz (Áustria), Metz (França), Opole (Polónia), Rzeszow (Polónia), Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) e Valongo (Portugal).
Sobre a ECoD | Fundada em dezembro de 2021, “ECoD gemeinnützige GmbH” resulta da parceria entre a ECoD, organização não sem fins lucrativos, com o Instituto de Inovação de Políticas GmbH, com sede em Viena e Berlim, e que conta com representações em 16 países europeus.
Mais informações sobre a Capital Europeia da Democracia aqui | Inscrições para Júri de Cidadãos aqui
A seleção dos três últimos finalistas não incluiu Cascais. Desejamos votos dos maiores sucessos aos restantes candidatos.
CMC | FH