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Cascais: Inclusão na Educação
A educação é um dos pilares para sustentar e assegurar um futuro sólido para o país. Sob esta premissa de criar um amanhã melhor, a Sonae lançou o Prémio Sonae Educação que visa premiar projetos inovadores e inclusivos que melhorem o acesso e a qualidade da educação em todas as fases do ciclo de aprendizagem.
A 2.ª edição decorreu no dia 5 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e o evento, além de anunciar os vencedores, reservou momentos para discutir soluções para a educação em Portugal, exibindo casos práticos de sucesso. Reconhecendo que Cascais está no caminho certo para uma Educação Inclusiva de excelência, e é um caso exemplar de um município que acredita que a educação é para todos, Carlos Carreiras, presidente da autarquia, foi convidado para apresentar um case study sobre Inclusão na Educação. A Sonae relevou aspetos como “o trabalho que a Câmara Municipal de Cascais tem desenvolvido para reduzir desigualdades educativas e promover a inclusão na educação, através de iniciativas de impacto direto, como as Mentorias, ou de iniciativas que impactam indiretamente o acesso a oferta educativa - como os transportes gratuitos”.
Carlos Carreiras agradeceu o reconhecimento e abraçou o desafio, tendo referido que, mais do que se focar na inclusão, o municipio foca-se no “combate a exclusão “. Este é o objetivo da autarquia em todos os programas que coloca à disposição dos munícipes, inicativas “que não são considerados programas educacionais, mas que levam a que os nossos cidadãos, jovens ou jovens há mais tempo, experimentem e descubram um determinado talento. Não há ninguém que não tenha, pelo menos, um talento. Temos esta componente da educação não formal como algo absolutamente fundamental”, explicou, reafirmando o compromisso da autarquia em assegurar uma educação de excelência, de qualidade, inclusiva e atrativa para todos. Destacou como prioridade política do concelho, diversas atuações, como a “requalificação do parque escolar, a valorização do ensino profissional, o alargamento da rede escolar, mentorias e computação, terapias complementares, apoio a docentes e projetos de ocupação pós escola”.
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