CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais acolhe Dia Nacional das Bandas Filarmónicas

10.º aniversário da efeméride celebrado na Casa das Histórias Paula Rego

Os jardins da Casa das Histórias Paula Rego foram esta sexta-feira, dia 1 de setembro, o palco da comemoração do 10.º aniversário da instituição do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, numa efeméride que é assinalada oficialmente no primeiro dia deste mês.

Esta foi uma oportunidade para assistir ao desfile e atuação de quatro bandas de música do concelho de Cascais: o Grupo Recreativo e Dramático 1.º Maio de Tires; a Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira; a Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra; e o Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde. As quatro bandas iniciaram a sua atuação individual percorrendo os jardins da Casa das Histórias Paula Rego e depois, em conjunto, interpretaram o “Hino da Maria da Fonte”.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, tendo estado presentes Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura.

“As Bandas Filarmónicas são lugares únicos nos quais várias gerações de pessoas se encontram à volta de um interesse partilhado. Isso cria união entre todos”, referiu Pedro Adão e Silva. “Foi graças às Bandas Filarmónicas que muitas pessoas tiveram o seu primeiro contacto com a aprendizagem musical. Estas bandas são promotoras da cidadania”, acrescentou o ministro da Cultura.

Já Carlos Carreiras demonstrou a sua satisfação por ver Cascais acolher esta efeméride. “O respeito pela nossa identidade é um dos pilares estratégicos do município de Cascais. As nossas Bandas Filarmónicas ajudam a isso”, disse o autarca cascalense, referindo que “as nossas coletividades são escolas de formação dos jovens de Cascais. Dá-me orgulho ver a participação que os jovens têm nas nossas bandas de música”.

Durante a Sessão Solene comemorativa do 10.º aniversário da instituição do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, foi realizada uma homenagem a personalidades e entidades que têm dado o seu contributo para a história da Filarmonia Portuguesa. A Confederação Musical Portuguesa, através do Presidente da sua Direção, Martinho Caetano, e da Presidente da Assembleia Geral, Carla Longo, distinguiram com placas de homenagem as personalidades Jorge Barreto Xavier (antigo Secretário de Estado da Cultura), Jorge Costa Pinto (maestro), Tristão Nogueira (antigo presidente da Confederação Musical Portuguesa), Luís Cardoso (maestro), Adelino Domingues (antigo presidente da Assembleia Geral da Confederação Musical Portuguesa), Maria José Martins (professora de Música) e António Delicado (professor de Música).

Foram também alvo de reconhecimento entidades como a União de Bandas de Águeda, a Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria, a Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira, a Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, a Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Coimbra, o Grupo Recreativo e Dramático 1.º Maio de Tires, a Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira, a Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra, e o Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde. Destaca-se ainda a entrega de placas de homenagem a Carlos Carreiras (presidente da Câmara Municipal de Cascais) e a Pedro Adão e Silva (ministro da Cultura).

O Dia Nacional das Bandas Filarmónicas foi finalizado com a atuação conjunta das quatro bandas de música presentes. De outra forma não poderia ter sido.

CMC | DG | MC | AG | RB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0