Está aqui
5ª edição Scholas de Cidadania
A fundação Scholas Occurrentes promove diversas iniciativas junto dos jovens do concelho de Cascais. Uma delas é o projeto Scholas de Cidadania. Este projeto visa incentivar os jovens a participar de forma ativa em questões cívicas, culturais e cívicas, envolvendo estudantes de diferentes escolas e comunidades, dando-lhes um espaço para debater temas relevantes e propor soluções para os desafios que enfrentam.
No âmbito da 5º edição do projeto Scholas de Cidadania, ao longo de seis dias, jovens de várias escolas públicas e privadas do concelho reuniram-se no bairro 1º de Maio, em Tires, para identificar problemas na sua realidade juvenil e encontrar quais as melhores soluções para os resolver. Através desta iniciativa, os jovens reforçam o seu sentido de cidadania e tornam-se agentes de mudança nas suas comunidades.
As duas temáticas identificadas pelos jovens como temas a debater nesta edição do projeto foram os meios de transportes públicos e a exclusão social de pessoas vulneráveis nas escolas e bairros. Ao longo da semana os jovens trabalharam estas temáticas, percebendo quais os problemas que lhes estavam associados e de que forma os conseguem mitigar.
Nesta edição, participaram 157 jovens da Escola Básica e Secundária da Cidadela, da Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, da Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo, da Escola Profissional Val do Rio, da Escola Secundária Helena Cidade Moura e da St. George’s School.
Estes jovens desenvolveram projetos para apresentar hoje, 8.11, ao executivo da Câmara Municipal de Cascais, que esteve presente no auditório do Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio de Tires e fazer as suas propostas serem ouvidas.
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e os vereadores Frederico Pinho de Almeida, Frederico Nunes e Carla Semedo, subiram a palco e, no meio dos jovens, ouviram deles mesmos as conclusões a que tinham chegado. Os vários grupos de trabalho apresentaram os problemas e as soluções por eles identificados.
“É a ouvir a voz dos jovens que percebemos aquilo que eles precisam”, explicou o vereador da juventude, Frederico Nunes.
Para terminar esta edição do Scholas de Cidadania, fez-se a plantação simbólica de uma oliveira, símbolo máximo da paz. Este momento marcou uma semana de muita animação, alegria e rtabalh
A Scholas de Cidadania, fundada com apoio do Papa Francisco, atua em mais de 70 países e promove o "encontro" como valor central, valorizando o diálogo entre diferentes culturas e experiências de vida. Esta edição em Cascais é mais um passo na direção de fortalecer o papel dos jovens no desenvolvimento comunitário e na construção de um futuro melhor.
CMC | DCG | BN | LB