Está aqui
Cascais: Investimento no apoio às famílias reconhecido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis

Condições tarifárias especiais de Água. Apoio na área da primeira infância em Creches da Rede Solidária. Garantia de lugares em creche privada. Comparticipação a 100% de medicamentos para os mais necessitados. Gabinete de conselhos às famílias sobre endividadas. Apoio através do Parque Habitacional da autarquia. Estas e outras políticas de vanguarda fazem da Câmara Municipal de Cascais uma “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”.
Diz o ditado que “não há duas sem três”. Ora, depois de 2011 e 2012, Cascais volta a ser distinguida com o título de “Autarquia mais familiarmente responsável” num reconhecimento importante da abrangência, inclusão e eficácia dos programas sociais de apoio às famílias. Para além das ações de reforço de direitos tradicionais, onde se incluem a habitação e a educação, a Câmara Municipal de Cascais distingue-se sobretudo por uma nova vaga de políticas sociais ao nível do que de melhor se faz nos mais conceituados modelos de Estado Providência.
A prestigiada distinção vem, uma vez mais, do Observatório Nacional das Autarquias mais Familiarmente Responsáveis que fará a entrega do galardão no dia 6 de Novembro, em Coimbra.
Cascais reforça assim o seu protagonismo nacional como autarquia líder ao serviço das famílias. E são, de facto, inúmeras as políticas públicas de exceção que têm como objeto as famílias cascalenses.
Por exemplo, em Cascais é possível que uma família numerosa ou em condições de fragilidade económica tenha acesso a uma Tarifa Social de Água, que reduz dramaticamente este custo fixo das famílias. Ou que uma família a cair em situação de sobre-endividamento tenha aconselhamento especializado para evitar a armadilha do crédito. Ou até que uma família sem capacidade financeira e com carências alimentares possa ter acesso a comida de autor da “Cozinha Com Alma”, um inovador take-away social. Outro exemplo de inovação está no programa de Bolsas Sociais em Creche. Cascais é, de resto, a única autarquia do país a garantir um lugar em creche privada a famílias necessitadas que não tenham conseguido vaga na rede pública. Ainda dentro das especificidades de Cascais, esta é a única autarquia do país que comparticipa, até 100%, os medicamentos dos idosos e famílias em situação de maior fragilidade socioeconómica, num protocolo único a nível nacional e que envolve, para além da Câmara Municipal, 31 farmácias e mais de uma dezena de parceiros do terceiro setor.
A Câmara Municipal de Cascais tem dezenas de programas sociais ao serviço dos cidadãos e que levou, inclusivamente, a que autarquia fosse considerada também a “Câmara Mais solidária do País” por um prestigiado órgão de comunicação social nacional. São estas e muitas outras razões que fazem de Cascais, pelo terceiro ano consecutivo, uma das autarquias do país mais amigas das famílias.