CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Projeto “Sente-se Cascais” promove arte em bancos de jardim | Candidaturas até 24 de maio

Foi alargado, até 24 de maio o prazo para os jovens finalistas de diversos cursos se candidatarem ao “Sente-se Cascais”. Trata-se de um desafio à criatividade lançado pela Câmara Municipal de Cascais e Fundação D. Luís I. O objetivo é transformar os bancos de jardim ou das ruas em peças de arte únicas.

O “Sente-se Cascais” procura finalistas de áreas como design, pintura, escultura, mosaico, fotografia, instalação, vídeo mapping ou VJing a interessados em fazer intervenções nos bancos no espaço público da vila. Sejam de madeira ou de pedra, o importante é tornar os bancos num elemento de arte pública.


Pretendendo dar um novo colorido a peças de utilidade indiscutível como são os bancos de rua ou de jardim, o projeto “Sente-se” cria, ao mesmo tempo, um novo espaço para que os jovens finalistas de diversos cursos ligados à arte possam dar largas à sua criatividade.


Subordinadas ao tema “Estórias de Cascais”, e às categorias: 1. Figuras emblemáticas; 2. Mar (pescadores, atividades, faróis); e 3. Tema específico – (jardim do Museu Condes de Castro Guimarães) Fernando Pessoa: a) perspetiva literária, b) perspetiva esotérica; as propostas de intervenção podem ser apresentadas por finalistas portugueses ou estrangeiros.


Os únicos limites serão a capacidade de produção de cada um - pois cada artista pode apresentar vários projetos diferentes - e a segurança dos utilizadores dos bancos, que devem continuar a poder sentar-se, contando com todos os elementos colocados à sua disposição (costas, braços, etc).


A longevidade das intervenções a executar também conta para a seleção do júri, sendo muito importante que os materiais escolhidos - cuja aquisição será patrocinada pela Câmara Municipal de Cascais no valor máximo de 250 euros - devem suportar as condições climatéricas do local: sol, vento forte, chuva e atrito.
Cada artista deverá apresentar portfolio pessoal e proposta de intervenção para um ou mais bancos, com indicação de materiais a utilizar e tipo de banco escolhido, acompanhado de respetiva memória descritiva e maqueta exemplificativa.


Os projetos serão selecionados por um júri nomeado pela organização para o efeito, conforme consideração dos temas, integração no contexto paisagístico, durabilidade dos materiais propostos e qualidade estética da obra.


O processo de candidatura deverá ser enviado até às 24h00 do dia 20 de maio de 2013, através de formulário próprio disponível aqui.


Mais informações.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0