Está aqui
Gratuitidade nos Transportes Públicos discutida em conferência










O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, marcou presença na conferência “A Gratuitidade nos Transportes Públicos”, que decorreu hoje, dia 13 de março, no auditório Ruy de Carvalho, em Oeiras. O membro do executivo cascalense participou numa mesa-redonda na qual se abordou o tema do “Impacto Ambiental e Social da Gratuitidade”.
“A Mobilidade é um vetor estratégico para o desenvolvimento do concelho de Cascais”, começou por referir Nuno Piteira Lopes. “A gratuitidade nos transportes públicos para quem vive, trabalha ou estuda no nosso concelho, tem sido muito importante a nível social”, acrescentou o vice-presidente cascalense, referindo ainda que “em 2023, tivemos mais 30% de utilizadores de transportes públicos em Cascais, quando comparados com os números pré-pandemia. O nosso objetivo é chegar aos 50% de utilizadores a mais em 2025”. Recorde-se que, desde 2020, o município de Cascais proporciona transportes públicos gratuitos a quem reside, trabalha e estuda no concelho, através da utilização do Cartão Viver Cascais, num modelo pioneiro em Portugal e dos poucos deste género na Europa.
Relativamente à temática do impacto ambiental, Nuno Piteira Lopes disse que “atualmente temos quatro autocarros movidos a hidrogénio a operar em Cascais. O nosso objetivo é que, em 2027, toda a frota de transporte rodoviário e de recolha de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) possa ser abastecida por hidrogénio”. Também neste capítulo o município de Cascais foi pioneiro quando, em 2021, se tornou no primeiro no país a adquirir autocarros a hidrogénio, numa aposta de redução das emissões poluentes.
A conferência “A Gratuitidade nos Transportes Públicos”, serviu de espaço de discussão entre os intervenientes do setor e dos diferentes ecossistemas que constituem o vasto espaço da mobilidade em Portugal. A ideia de tornar os transportes públicos gratuitos visa promover a mobilidade sustentável, reduzir o tráfego rodoviário, melhorar a qualidade do ar e proporcionar um acesso mais equitativo aos meios de transporte.
CMC | DG | AG