Está aqui
Curso de Pintura de Ícones no Museu Condes de Castro Guimarães
















Foi hoje, dia 5 de setembro, que se iniciou o curso prático de pintura de ícones no Museu Condes de Castro Guimarães, ensinado pelo artista plástico Nelson Ferreira.
O português, que já vai deixando a sua marca pelo mundo, tem como grande objetivo deste curso a passagem de conhecimento aos seus alunos. “Os ícones por detrás daquilo que vemos têm cores e formas que são depois tapadas com novas camadas de tinta. A função é simbólica. Aquilo que o olho humano vê é apenas 10% do ícone”, revela, acrescentando que o processo de aprendizagem é lento e moroso, constituindo-se quase como “um trabalho de meditação através da pintura”.
A parte inicial do curso prende-se no enquadramento teórico e na explicação da filosofia e pensamento por detrás da Iconografia. Após isso, inicia-se a parte prática. Mónica Vidal-Quadras, participante do curso, revela algumas das técnicas que está mais entusiasmada por aprender: “Entre aprender como usar a gema do ovo para fazer a tinta, a preparação da madeira, a filosofia por trás dos ícones.... vai ser uma descoberta”, refere.
A ideia do curso e de espalhar o conhecimento vem, também, a par da exposição "Fogo, Água, Terra e Ar" do artista, em exibição no Museu desde junho. Esta mostra de pinturas sacras, premiadas em Londres, criadas exclusivamente segundo métodos medievais, utiliza a têmpera de ovo, na técnica da utilização de tintas com pigmentos naturais aglutinadas em gema de ovo. Em exibição até 1 de outubro.
Saiba mais aqui.