CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Descubra “As Casas de Jorge O’Neill”

Exposição virtual está disponível no portal da autarquia e em três museus de Cascais

Há uma nova exposição virtual para descobrir em Cascais. “As Casas de Jorge O’Neill” (1849 – 1925) – Os deslumbramentos da arquitetura" foi inaugurada este sábado, 20 de maio, no Museu Condes Castro Guimarães, em Cascais.

A mostra reúne imagens, textos e vídeos sobre a história e a arquitetura das casas - a Torre de S. Sebastião e a Torre de S. Patrício e a Casa de Santa Maria – que hoje integram o Bairro dos Museus em Cascais. Visite esta exposição virtual através do portal da autarquia e nos Museus Condes Castro Guimarães, Música Portuguesa e Casa de Santa Maria, locais onde vai encontrar códigos QR Code que lhe dão acesso a mais conteúdos históricos.

Visite a exposição virtual aqui

Através da encomenda de três casas de habitação, Jorge O’Neill deixou uma indelével marca estética na arquitetura e na geografia cultural de Cascais. A construção destas três casas apalaçadas e emblemáticas onde se cruzam duas pátrias (Irlanda e Portugal), os seus programas de fascínio arquitetónico, os ambientes decorativos e as vivências sociais neste tempo de transição eclética e revivalista (1890 – 1925), foram o mote para a realização deste projeto em formato digital, que permite ligar estes edifícios à sua história.

A inauguração contou com a apresentação da Dra. Denise Pereira, Comissária Científica da Exposição, Arq.º Ricardo Oliveira, em representação da MOM – imARCH, (empresa responsável pela criação e construção, do Professor Doutor Salvato Teles de Menezes, Presidente da Fundação D. Luís I, de Ralph Victory, Embaixador da República da Irlanda e de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Cascais e a Embaixada da Irlanda em Lisboa, com o cofinanciamento da Direção-Geral do Património Cultural / Programa ProMuseus de 2021, desenvolvida sob a curadoria científica da investigadora Denise Pereira, especialista em história da arquitetura e cenografia oitocentista, e a coordenação geral de Cristina Gonçalves, responsável do MCCG.

CMC/FC/LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0