CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Desfile de Reis Magos

Os Reis Magos desfilaram na Baía de Cascais

O Desfile de Reis regressou ao centro de Cascais nestes dia 6 de janeiro de 2023.

Com três desfiles marcados para este dia, o das 11h00 fez a delícia das crianças que vieram até à Câmara Municipal de Cascais cantar as janeiras. E, ao longo do dia, foi encantando todos os que passavam e que ficavam maravilhados por ver os Três Reis Magos acompanhados dos seus camelos.

A ideia foi recriar a chegada dos três Reis Magos, Baltazar, Gaspar e Belchior, a Belém, aquando do nascimento de Jesus. A data ganha especial importância, por exemplo, em Espanha, uma vez que só nesta altura as crianças abrem os presentes de Natal. Por cá, o dia é habitualmente assinalado com o Cantar das Janeiras assegurado por diversas associações, escolas e grupos corais um pouco por todo o concelho.

De forma mais icónica, na Baía, houve três momentos em que foi possível ver de perto o Desfile de Reis, composto por três camelos verdadeiros acompanhados pelos três Reis Magos e pelos respetivos “homens de armas” a pé.

Para segurança de todos, participantes e público, houve constrangimentos momentâneos de trânsito durante esses três períodos, especificamente: corte de trânsito na Av. Valbom para a passagem do desfile, reabrindo logo de seguida.

Horários dos desfiles:
11h00, 15h00 e 19h00

Percurso:
Saída do Parque Marechal Carmona;
Av. Dom Carlos I;
Praça 5 de Outubro;
Largo Luís de Camões;
Sobe a rua Direita;
Desce a Av. Valbom;
Largo Luís de Camões;
Praça 5 de Outubro;
Regresso ao Parque Marechal Carmona


Sabe o que significam as prendas que os Reis ofertaram?

As prendas entregues pelos Reis Magos carregam um simbolismo muito próprio:

Ouro | Elemento precioso que reconhecia a importância de Jesus “rei dos judeus”

Incenso | Resina de incenseiro (Pittosporaceae) uma árvore perene que atinge até 15 m de altura. Simboliza a seiva da vida e os aromas com que os crentes costumavam rezar.

Mirra | A mirra (Commiphora myrrha) é uma árvore espinhosa do Norte de África, que pode atingir cinco metros de altura. Com propriedades medicinais, era muito usada para curar feridas. Foi também usada receitas de perfumes e em materiais de embalsamamento no Egito.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0