CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Mundial da Língua Portuguesa | Falar Português

A língua de Camões ganha um dia próprio no calendário mundial

Com a situação atual provocada pela Covid-19 passamos muito mais tempo em casa do que seria normal. O distanciamento obriga-nos a encontrar alternativas ao convívio com a família e amigos. Com as deslocações limitadas temos que buscar novas ( ou velhas) formas de viajar. Ler um livro é pois um ato com renovado significado. Por isso, mais do que nunca faz sentido celebrarmos a língua portuguesa que une e aproxima povos, culturas e terras tão distantes quando, nos tempos que correm, o distanciamento passou a ser a norma. 

De assinalar que é a primeira vez que a UNESCO decide atribuir um dia no calendário a uma língua que não é uma das línguas oficiais da UNESCO. Todos os países lusófonos se uniram para introduzir esta celebração no calendário internacional. 

Com 280 milhões de falantes, a língua portuguesa é a mais falada do hemisfério Sul, a quinta mais falado no mundo e a quarta mais usada na internet. Aquela que foi também a língua da primeira vaga de globalização, deixando palavras e marcas noutras línguas no mundo. 

Em Cascais, a Câmara Municipal e a Fundação D. Luís I comemoram o primeiro Dia Mundial da Lingua Portuguesa com várias iniciativas virtuais:

Um vídeo que funciona como um estímulo à leitura de obras da literatura em língua portuguesa.

Um outro vídeo com o Roteiro Poético do Bairro dos Museus.

E, ainda, a possibilidade de aceder na Biblioteca Virtual da Fundação D. Luís I ao ensaio Esboço de Crítica, de Camilo Castelo Branco, no qual o narrador de fôlego e excepcional estilista analisa a tradução de Otelo, de William Shakespeare, feita por D. Luís de Bragança, patrono daquela Fundação e primeiro impulsionador do estatuto que Cascais tem hoje. Poderá, assim, consultar online esta tradução de Otelo, uma das peças shakespeareanas que o Rei verteu directamente para português a partir do original (sendo nisto precursor, pois as traduções anteriores tinham todas sido feitas a partir de versões francesas).

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0