Está aqui
Capela de Santa Iria de Murches renovada
A Capela de Santa Iria de Murches, pertencente à Paroquia de S. Vicente de Alcabideche inaugurou hoje as obras de requalificação a que foi sujeita. A cerimónia contou com a presença de Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado que presidiu à celebração da eucaristia juntamente com o Padre João Brás, da Paróquia de Alcabideche. O espaço foi pequeno para receber tantos devotos de Murches e munícipes de todo o concelho.
Carlos Carreias, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, vereador e José Ribeiro, presidente da Junta de freguesia de Alcabideche, fizeram questão de estar presentes nesta celebração, entre muitos outros convidados.
“Este é um património antigo, numa terra muito antiga da freguesia de Alcabideche, onde toda a população tem um carinho muito grande a esta Capela, devota a Santa Iria” referiu o vereador Nuno Piteira Lopes, no final da cerimónia
Esta renovação só foi possível com a ajuda de todos. Da comunidade, da Paróquia, da Junta de Freguesia de Alcabideche e da Câmara Municipal de Cascais. O restauro da capela abrangeu a remodelação do teto, pinturas exteriores e interiores, chão, casas de banho, o espaço onde funciona a casa mortuária e o restauro das imagens de Nossa Senhora de Fátima e do Sagrado Coração de Jesus, dando uma nova imagem a esta capela icónica.
Foi feita “ a renovação total do espaço, não só apenas da zona onde é celebrada a Eucaristia, mas também de todo o espaço contíguo às instalações da Capela que irão servir muito melhor toda a população de Murches e todos aqueles munícipes do território do concelho de Cascais que procuram esta capela para celebrar casamentos, batizados, todo o tipo de cerimónias” salientou Nuno Piteira Lopes. AQ