Está aqui

Cascais celebra 20 anos de voluntariado jovem

Este ano Cascais celebra 20 anos de voluntariado jovem. A festa tem lugar dia 2 de julho, às 18h30, nos Jardins do Casino Estoril. São 2510 vagas, através de 6 programas que promovem o espírito de voluntariado e a cidadania ativa entre os jovens.

A edição de 2019 dos Programas de Voluntariado Jovem de Verão está já em curso permitindo aos jovens ocupar o seu tempo contribuindo para a comunidade em áreas tão diversas como o ambiente, cultura, social, desporto ou turismo. Inclusivos e abrangentes, os Programas de Voluntariado Jovem integram projetos para jovens entre os 12 e os 30 anos, incluindo portadores de patologias a nível físico e cognitivo.

A completar 20 anos desde a sua criação, o Programa Maré Viva permite aos jovens de Cascais dar um apoio fundamental na construção de uma praia melhor. Para celebrar a data e a dedicação de cerca de 12.000 jovens voluntários no programa ao longo deste período, cuja contribuição para o bem-estar geral e segurança dos utentes das praias do concelho tem sido uma enorme mais-valia durante o verão nas praias do concelho, estão programadas múltiplas atividades.

De referir que a família Maré Viva tem crescido e, desde há 3 anos, o Projeto Marézinhas do Futuro permite a participação de jovens a partir dos 12 anos. Criado há 10 anos para responder à necessidade de facilitar o acesso às praias aos utentes com mobilidade condicionada, o Projeto Cascais Acessível – Praia Para Todos, cuja equipa é constituída por jovens com formação na área da saúde está também integrado no Mare Viva e já proporcionou cerca de 18.000 banhos aos utentes de aproximadamente 40 entidades/ano.

Para Nuno Piteira Lopes, vereador da Juventude na Câmara Municipal de Cascais, o progressivo aumento de voluntários ao longo destas duas décadas, “reflete o sucesso que estes programas têm junto dos jovens, e é a prova que a juventude do concelho transporta os valores de Cascais: solidária, dinâmica e responsável”. O vereador felicita “com orgulho” todos os voluntários que, durante estes 20 anos, “ajudaram a fazer de Cascais um lugar ideal para viver um dia, uma semana ou uma vida inteira”.

Este ano celebram-se também os 10 anos do Cultura Social, programa no âmbito do qual 3.500 voluntários já prestaram serviço à comunidade em mais de 60 entidades de solidariedade social sem fins lucrativos do município, comemora este ano 10 anos desde a sua criação. Fomentando o espírito comunitário e de solidariedade o programa contribui para desenvolver competências profissionais e conhecer o funcionamento de algumas organizações de acordo com a sua área de preferência. É também uma forma de validar a área de formação que escolheram ou pretendem seguir no futuro. Para as entidades é uma forma de divulgar o trabalho desenvolvido junto da comunidade e de se aproximarem dos jovens, reforçando atitudes de entreajuda, espírito de equipa e colaboração, bem como o desenvolvimento de outras competências humanas e cívicas.

Para completar o leque de seis, os Programas de Voluntariado de Verão, incluem ainda os projetos:

Cultura no Bairro | Assegurar o bem-estar do visitante da Vila de Cascais, divulgando os equipamentos e atividades culturais da Câmara Municipal de Cascais no Bairro dos Museus.

Férias na Desportiva | Colaboração com entidades municipais ou privadas sem fins lucrativos que desenvolvam atividades lúdicas na área do desporto.

Locals e Locals XS | Prestar informação geral ao visitante, qualificando Cascais como destino turístico de excelência, contribuindo para o bem-estar geral e segurança dos utentes dos transportes ferroviários.

Natura Observa | Conservação e proteção da natureza e biodiversidade, promovido pela Cascais Ambiente no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Estes programas contam com o apoio da equipa de psicólogos do Espaço S, com acompanhamento no processo de seleção e durante todo o período do programa. Foram estabelecidas parcerias com a Mobi Cascais, CP e Toyota no sentido de incentivar a mobilidade sustentável dos jovens envolvidos nos projetos e reduzir a pegada ecológica.

OS PROGRAMAS EM NÚMEROS | 2019:  3077 Inscrições | 2510 jovens selecionados | 119.360 horas de voluntariado (previsão Maré Viva)  | FACTOS SOBRE OS 20 ANOS MARÉ VIVA

Páginas

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0