CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Livro inclusivo “O que Vamos Contar?” apresentado em Cascais

Escola Básica A. H. Oliveira Marques recebeu esta segunda-feira, 23 de março, a apresentação do 4º livro da Coleção “Todos a Ler,” da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Raquel Pinheiro.

“O que Vamos Contar?” é a obra mais recente de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, este livro infanto-juvenil foi um desafio lançado pela CERCICA às autoras com o objetivo de que cada criança possa ter acesso à leitura independentemente das suas capacidades individuais de leitura. Assim surgiu o lema “Leitura para todos” que faz com que a coleção de “Todos a Ler” lance os seus livros em cinco formatos diferente: impresso; áudio; SPC (Símbolos pictográficos para a Comunicação); LGP (Língua Gestual Portuguesa) e Braille.

Esta coleção tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais, a Supervisão do Ministério da Educação e faz parte da lista recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

O livro “O que Vamos Contar?” apresenta uma história que destaca a diversidade cultural das escolas portuguesas e relata uma atividade escolar em que a Professora Maria propõem aos alunos que escrevam um livro em conjunto com histórias contadas pelos seus familiares. A  apresentação do livro ficou a cargo dos alunos da Escola A. H. Oliveira Marques que apresentaram um teatro às autoras onde retrataram os vários países presentes na obra e das nacionalidades dos seus colegas de escola, de forma a que os presentes conhecessem a obra através dos olhos das crianças.

Posteriormente as autoras conversaram com as crianças da escola, ouvindo as suas questões e elogios, uma vez que todos os alunos manifestaram ter gostado muito do livro.

O vereador na Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida, também esteve presente na cerimónia de lançamento do livro onde relembrou que cresceu a ler os livros de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O vereador aproveitou ainda para dar os parabéns às autoras, à escola, à Cercica, aos alunos “pelas magníficas interpretações que fizeram” e também às professoras que os ajudaram a preparar esta peça.

Rosa Neto, diretora da Cercica, revela que este livro “é importante porque é mais um livro que nós editamos e que contribui para a escola onde todos possam aprender. É extremamente importante ter um livro acessível a todas as crianças independentemente das suas capacidades e por outro lado é uma forma de sustentabilidade para a CERCICA porque ao comprarem o livro estão a ajudar a instituição”. A diretora adiantou ainda que o livro foi apresentado na escola A. H. Oliveira Marques por ser “uma escola com que temos parcerias há muito anos, até porque a Cercica está aqui perto no Livramento. Esta é uma escola de referência e que realmente faz um excelente trabalho”.

“Temos uma autarquia perfeitamente empenhada num concelho para todos, em que todos possam coexistir e isso é fundamental. Ajudam a CERCICA na inclusão de pessoas com deficiência, não só a nível de emprego como a nível de outras situações, como na escola ou na comunidade”, salientou Rosa Neto.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0