CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O mar como desígnio debatido em Cascais

Debater o mar como um desígnio para o desenvolvimento de Portugal e a consciencialização da necessidade de uma visão estratégica para o mar num país com uma plataforma marítima de tão grande dimensão foi o objetivo das “Conferências Concerto D. Luís de Portugal” que decorreram em Cascais, sob a égide do Bairro dos Museus – Fundação D. Luís I.

“Portugal não é um país pobre e periférico com este enorme património que é o mar“, afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais durante as conferências, recordando a dimensão da Zona Económica Exclusiva portuguesa que, de acordo com a plataforma continental, será equivalente à área da India e Paquistão juntos. Também por isso e pela situação geoestratégica de Portugal no futuro plano energético, o mar “vai significar cada vez mais, não só para Portugal, mas também para a Europa”.

Na iniciativa é conclusiva por todos os intervenientes a ideia de que a economia do mar, num país como Portugal, é e será fundamental. Unânime foi também a ideia de ser cada vez mais necessário desenvolver "uma visão estratégica para o mar”, como referiu Eduardo de Almeida Faria, membro da Confraria Marítima de Portugal, que defende ainda a transformação do mar num pilar decisivo do desenvolvimento do país.

Essa ideia é igualmente defendida pelo presidente do AICEP Portugal Global. Miguel Frasquilho refere mesmo que essa estratégia tem ganho um desenvolvimento acentuado nos últimos anos e acrescenta que a economia do mar tem, hoje, um peso “estimado entre 2,5% a 3% do Produto Interno Bruto, mas que em 2020 está previsto ser de 5% do PIB”.

O mar é visto, por vários especialistas, como uma fonte de riqueza e de dinamismo económico num futuro próximo. Carlos Carreiras, lembra o patrono da Fundação que promoveu esta conferência: “Já o próprio Rei D. Luís I tinha essa capacidade de entender o mar como uma riqueza que, de alguma forma, continuou adormecida até aos dias de hoje, em Portugal”.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0