Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, vereador com os pelouros da Gestão e Intervenção Territorial, apresentaram o projeto “São Domingos de Rana: uma nova centralidade concelhia”.
Veja o vídeo apresentado na sessão
Centrando-se nos desafios que importa vencer, Carlos Carreiras salientou que "em S. D. de Rana é preciso completar a fase de infraestruturas como a distribuição de água, com a construção do terceiro adutor da EPAL, e requalificar a rede viária" para garantir uma maior fluidez do trânsito ligando o norte e o sul do concelho.
A grande novidade da noite foi o anúncio do arranque, em abril, das obras da variante de S. Domingos de Rana. Integrando a construção de uma nova via e uma nova rotunda, esta intervenção virá permitir desbloquear as dificuldades vividas diariamente na zona do cemitério, entre a Brisa e a Estrada da Mata da Torre.
"S. Domingos de Rana é uma freguesia com várias centralidades, como Tires, Abóboda, os eixos Abóboda-Polima e Talaíde-Trajouce que queremos valorizar", justificou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, explicando a importância dada no âmbito do novo PDM ao desenvolvimento do Aeródromo de Tires, com a captação de mais investimento em termos de aviação executiva e empresas ligadas às novas tecnologias. Uma importância que se reflete também no ordenamento urbanístico e industrial.
"Virá para S. Domingos de Rana um centro de investigação e desenvolvimento e vamos instalar aqui um segundo centro tecnológico gerador de emprego", assinalou Carlos Carreiras, reiterando também o interesse em concluir equipamentos de índole social, como o Centro Comunitário da Abóboda, ou criar mais equipamento de apoio ao desporto, como os balneários da União Desportiva e Recreativa de Tires.
Aberta ao público, a sessão decorreu nas instalações do Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires.