De 15 a 23 de novembro, a Câmara Municipal de Cascais desafia cidadãos a assumir papel ativo na preservação da Natureza. É mais uma Semana da Floresta em que a ideia é simples: pôr a população a mexer na terra e, com isso, envolvê-la na preservação ambiental do concelho, transformando-a em agente ativo.
Tudo se passa no Parque Natural Sintra-Cascais durante a Semana da Floresta, de 15 a 23 de novembro, com ações de plantação de espécies nativas do concelho, ateliês de plantas, observação de aves, passeios interpretativos e muitas outras iniciativas. As inscrições estão já a decorrer.
O Parque Natural de Sintra-Cascais será palco de ações de reflorestação com espécies nativas do território cascalense. As plantações envolvem apenas espécies autóctones escolhidas de acordo com a sua área potencial, neste caso o carvalho-cerquinho, o sobreiro, o medronheiro e o carvalho-negral.
De 15 e 23 de novembro o convite para participar na Semana da Floresta é também dirigido às escolas e instituições do concelho, para as quais foram criados programas específicos no âmbito da educação e sensibilização ambiental.
Este ano, a Semana da Floresta tem novidades. Para além das ações de reflorestação vai ser possível observar as espécies de aves que habitam na Quinta do Pisão, conhecer os burros lanudos, descobrir mais sobre o mundo das abelhas com atividades de Apicultura, entre outras ações.
As florestas autóctones são peças-chave para manter o equilíbrio da fauna e flora, servindo como ponto de refúgio e reprodução de diversas espécies animais e vegetais. Estas florestas são também mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, contribuindo para manter a fertilidade do espaço rural e o equilíbrio biológico das paisagens.
Sobre o programa Oxigénio | Lançado em 2008 pela Câmara Municipal de Cascais, o Oxigénio é um plano de promoção e defesa da Natureza e da biodiversidade no concelho de Cascais, realizado através de ações de voluntariado levadas a cabo pela sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas.