Foi acesa a 13 de dezembro, em Cascais, a última vela do Menorah, candelabro de nove braços que é o maior símbolo do Chanukah, festividade judaica. A tradição manda que se acenda uma vela por dia, até que todo o candelabro se ilumine, no último dia do Chanukah.
A iluminação da segunda vela do Menorah, no dia 7 de dezembro, foi propósito para uma celebração que reuniu a comunidade judaica e também aqueles que tiveram curiosidade em conhecer esta tradição. O acontecimento contou com a presença do Rabino da organização Chabad Portugal Eli Rosenfeld, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Tzipora Simon, embaixadora de Israel em Portugal, John Olson, encarregado de negócios dos Estados Unidos e Jeffrey Marder, embaixador do Canadá no território português.
Segundo o Rabino Eli Rosenfeld, Cascais "é o local perfeito para celebrar a Luz representada por esta festa. Cascais é multicultural e a comunidade judaica sente-se muito bem acolhida aqui. Este é um ritual que deve ser partilhado - outros rituais judaicos celebram-se de forma privada - e Cascais está virada para o mundo.”
Leia mais sobre o Chanukah
aqui.