CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Seminário - Data Science for Social Good

O Data Science for Social Good Fellowship (DSSG) tem origem na Universidade de Chicago. É um programa de verão que treina aspirantes a cientista de dados para trabalharem em data mining, machine learning, big data e projetos de data science com impacto social. Ao trabalharem com governos e organizações sem fins lucrativos, os participantes envolvem-se com problemáticas reais e atuais, ligadas à educação, saúde, energia, segurança pública, transportes, desenvolvimento económico e internacional, entre outras. Este ano, Cascais foi o destino europeu escolhido para a realização do programa de verão anual, organizado em parceria com Faculdade de Economia da Universidade Nova.
No próximo dia 24 de agosto, às 10:30, na Casa das Histórias Paula Rego, realiza-se o seminário: Data Science for Social Good, onde serão divulgados os resultados dos projetos trabalhados. Esta é uma oportunidade para saber como  utilizar os dados disponíveis para ajudar a resolver problemas concretos.
Sobre esta iniciativa, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, diz:  “Nunca tivemos tanta informação sobre tudo como temos agora. (…) Queremos entender completamente a questão do [desemprego], todas as suas variáveis e a sua complexidade, para definir melhor as nossas políticas de criação de emprego. Tal entendimento pode levar a uma mudança dramática dessas políticas e a uma melhoria de vida de muitos cidadãos”.

Durante três meses, os participantes aplicaram as suas competências analíticas, de código e de data science nos seus projetos, colaborando num ambiente com um ritmo acelerado, e aprendendo com mentores vindos da indústria e academia. Especificamente para Cascais, o DSSG visa apoiar a Câmara Municipal a compreender o padrão de desemprego (longo prazo) no concelho e a desenvolver um sistema com recomendações específicas para identificar pessoas com menores competências no atual mercado de trabalho, o que permitirá desenhar novas intervenções em Cascais. Envolvidos diretamente no trabalho destes especialistas estão o Gabinete de Estatística e a Divisão de Promoção de Emprego da Câmara Municipal de Cascais, o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Centro de Emprego de Cascais.

A participação no seminário é gratuita mas sujeita a inscrição.

Inscrição AQUI

Saiba mais sobre O DSSG Europe AQUI

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0