CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Polícia Municipal de Cascais em encontro internacional

Cascais marcou presença na EFUS2017, Conferência Internacional e Interdisciplinar dedicada à definição de políticas de segurança urbana. Organizada pelo Fórum Europeu de Segurança Urbana, a conferência decorreu este ano em Barcelona.
Único no género, o evento é dirigido a todos os agentes envolvidos na segurança em meio urbano: eleitos locais, funcionários públicos, administração central, magistrados, forças de segurança, trabalhadores na área da ação social, investigadores e representantes do setor privado e sociedade civil. Cascais fez-se representar com os responsáveis da Polícia Municipal e Fiscalização, braço avançado do município para as questões da segurança urbana, em articulação com os demais agentes de Proteção Civil que operam no terreno.
 
Os participantes tiveram oportunidade de passar pelas Ramblas, local eminentemente turístico recentemente alvo de um atentado terrorista. Uma visita fundamental para definir estratégias de prevenção, durante a qual foi apresentado em detalhe o envolvimento dos Mossos d'Esquadra e Guardiã Urbana (polícias locais), bem como dos Serviços de Emergência Médica e de Emergência Social. O atentado de Nice e a resposta dos meios foram também abordados.
 
Durante a conferência foi exibido um vídeo que ilustra a ação desta força municipal criada no ano 2000 e que tem uma intervenção nas áreas do Trânsito, Território, Ambiente, Apoio em eventos e Vigilância em edifícios municipais, assegurando um serviço operacional permanente, que inclui resposta a chamadas da população.
 
Regista uma média de 17.000 ocorrências por ano, em coordenação com diversas entidades que operam no território do concelho de Cascais, sendo que em média, 78% da sua intervenção é planeada.
 
No âmbito desta conferência foram partilhados conhecimentos e experiências sempre tendo como foco a garantia de uma melhor segurança urbana.
 
Frases ditas:
“As autoridades locais têm meios poderosos para melhorar a segurança dos cidadãos. Têm também a confiança da população local e são o coração das políticas inclusivas”. | "Local authorities have powerful means to improve citizens' security. They also have the trust of local population and are the heart of inclusive policies", Bernard Clerfayt #sdc2017
 
“O papel do presidente de Câmara é muito importante pois é capaz de estabelecer pontes entre a polícia, sociedade civil e grupos minoritários”. | "The role of the mayor is very important as he can play the bridge maker between the police, civil society and minority groups", Hans Bonte from @stadVilvoorde, #SDC2017
 
“O nosso trabalho deve guiar-se pelo provimento de ambientes seguros, resilientes e sustentáveis.” | "Our work must go towards providing safe, resilient and including sustainable environments", Joachim Fritz from @giz_gmbh, #sdc2017
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0