CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Plano Estratégico para o Município de Cascais: é hora de afirmar o nosso concelho

Hoje em reunião de Câmara foi decidido colocar em discussão pública formal e legal, a proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal que é nada mais, nada menos do que um verdadeiro e indispensável Plano Estratégico para o Município de Cascais. Cascais fica dotado de um instrumento essencial para o lançamento das reformas que nos permitam ganhar ainda mais atratividade, competitividade e sustentabilidade.

E assim chegámos ao ponto em que, vertidos os conhecimentos especializados e as preocupações dos cidadãos, o Plano está pronto para a discussão pública formal.

O Plano Estratégico para o Município de Cascais liga de forma simbiótica as pessoas e o seu território. É um documento que entende as pessoas e o território como recursos mais preciosos de uma sociedade. Recursos que é necessário proteger a todo o custo, dando-lhes também o enquadramento necessário para que operem em conjunto e benefício mútuo. Este é um Plano que tem as Pessoas no centro. É o Plano de uma nova economia e de uma nova sociedade: a sociedade da Ecologia Humana.

O Plano Estratégico para o Município de Cascais olha para o território de forma holística, embora assuma sem subterfúgios a primazia do Natural sobre o Urbano. É um Plano que assentando nos principais pilares de uma Política de Desenvolvimento Sustentável, salvaguarda os recursos naturais sem colocar em causa o progresso económico, a criação de emprego e a coesão social e territorial. É um Plano democrático porque tem como missão reduzir assimetrias na justa medida em que aumenta as oportunidades. É um Plano que não olha para lugares ou freguesias: olha para o concelho como um todo e é a todo o concelho que se pretende levar o desenvolvimento.

O Plano Estratégico para o Município de Cascais é um instrumento de modernidade na gestão territorial e que prepara o concelho para os desafios do municipalismo. Hoje, as autarquias portuguesas estão a dar inicio a um terceiro ciclo de desenvolvimento. Depois de um primeiro ciclo de infraestruturação, e de um segundo ciclo de equipamento do território, entrámos agora na terceira vaga de desenvolvimento. É a fase do desenvolvimento inteligente. É a fase em que o capital social do município é mais valioso do que todas as outras formas de capital. Entrámos no ciclo de desenvolvimento promovido pela diversidade, pelo conhecimento e pela inovação. É o ciclo das pessoas. Este Plano é feito para elas.

O Plano Estratégico para o Município de Cascais é a materialização do nosso compromisso na contenção dos perímetros urbanos para a habitação. É um Plano que sinaliza a prioridade dada à requalificação e regeneração urbana – e desse ponto de vista, é um Plano da defesa da identidade e do património. É um Plano que dá coerência ao concelho porque preenche os vazios, dentro da malha urbana, e salvaguarda os espaços para a promoção de atividades económicas indutoras de emprego.

Resumindo, o Plano Estratégico para o Município de Cascais é um mapa para o futuro. É uma moldura dentro da qual os indivíduos, as empresas e as comunidades são impelidos a encontrar os caminhos para a sustentabilidade: económica, financeira, social, ecológica, cultural e humana.

O Plano, este Plano, é a garantia de que deixamos às gerações dos nossos filhos e dos nossos netos, um concelho melhor do que aquele que herdámos. Melhor porque respeita a sua história de 650 anos. Melhor porque tem orgulho na sua identidade. Melhor porque preserva as tradições e ambições das suas gentes. Melhor porque é feito para e por todos e cada um de nós.

Cidadãos, movimento associativo, movimentos cívicos e partidos. Todos os que querem ter uma palavra a dizer no futuro de Cascais são convidados a verter a sua visão sobre este Plano e sobre o futuro do Município de Cascais.

Gostaríamos que todos se sentissem convocados a participar num debate positivo e franco, que sirva primordialmente para construir. Construir um futuro melhor para o nosso território e para as nossas gentes. Para que o resultado da discussão seja, mais do que uma chegada, um ponto de partida para uma nova fase de afirmação do nosso concelho.

Carlos Carreiras
Presidente da Câmara Municipal de Cascais

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0