CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

OP Jovem Cascais está a mobilizar participação de centenas de jovens

Ao todo já houve 460 alunos do concelho a apresentar ideias no OP Jovem. Com as sessões de participação concluídas nas escolas da Cidadela, Ibn Mucana e Fernando Lopes Graça, são já 63 as propostas apresentadas para melhorar as escolas e a comunidade. As sessões prosseguem na próxima semana, na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo.
“Para nós é muito importante que vocês estejam a participar de forma tão ativa neste processo”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura da terceira e última sessão realizada na escola Básica e Secundária Ibn Mucana, em Alcabideche. “Os políticos não podem estar em todo o lado e conhecer tudo. Vocês são capazes de identificar necessidades que nós nem fazíamos sequer ideia e isso significa que podem colaborar na resolução dos problemas”, acrescentou.
 
Mais ou menos criativas e divididas entre necessidades básicas – como melhoria de instalações sanitárias e equipamentos para Educação Física, ou salas de aula – foram já selecionadas 63 propostas, das quais oito visam melhorar a comunidade.
 
A criação de espaços de convívio dentro e fora da escola, ou mesmo de uma sociedade recreativa onde seja possível desenvolver as artes são ideias que os jovens querem ver desenvolvidas. Pedem também aquecimento para as salas de aula, estores e novos quadros interativos, ou cadeiras mais confortáveis.
 
Ao mesmo tempo, pedem para uma maior dinâmica ao nível dos espaços desportivos, havendo mesmo uma proposta para gerir o acesso ao campo de futebol através de um cartão: “Seria uma forma de garantir que todos tínhamos acesso ao campo para jogar futebol”, explicam os proponentes da ideia.
 
E porque as necessidades se fazem sentir a todos os níveis, houve quem propusesse a instalação de máquinas dispensadoras de pensos e tampões dentro da escola. 
“Para nós é importante haver um espaço onde podemos apresentar as nossas ideias”, referiram muitos jovens, para quem o OP Jovem, veio “criar um paço onde é possível dizer o que mais faz falta a quem frequenta as escolas”.
 
Ler mais sobre as sessões decorridas na
 
 
As sessões de participação pública terminam na próxima semana na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo.
 
As ideias selecionadas seguem para a fase de validação técnica e serão votadas em março, sendo os alunos das quatro escolas que acolhem a fase piloto do OP Jovem Cascais 2016/2017 chamados a escolher a melhor ideia para melhorar a sua escola até 2.500 euros e a comunidade, até 300.000 euros. A ideia para a comunidade será integrada na fase de validação técnica de propostas do OP Cascais 2017.
 
Quando Cascais se prepara para assumir o papel de Capital Europeia da Juventude 2018, o OP Jovem, promovido pela Câmara Municipal de Cascais com o envolvimento das escolas, professores e alunos, visa dinamizar a cidadania e a democracia participativa entre os jovens do 5.º ao 12.º anos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho. Este ano participam apenas quatro Agrupamentos. Em 2017/16 o processo será alargado aos 11 Agrupamentos de Escolas do concelho.
 
Mais informações em www.cascaisparticipa.pt
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0