CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Melhores do surf competem em Cascais até 2 de outubro

A próxima campeã mundial de surf pode ficar já definida no Cascais Women’s Pro, oitava etapa do circuito mundial de surf da World Surf League que, durante os dias 24 de setembro e 2 de outubro, acontece entre as praias de Carcavelos e Guincho, em Cascais. Este é um dos mais importantes campeonatos do calendário mundial da World Surf League (WSL): e junta-se ao Billabong Pro Cascais by Allianz, etapa masculina de categoria máxima (10.000 pontos) do circuito mundial de qualificação (QS).
“Há quatro anos quando poucos acreditaram que podíamos trazer para Cascais dois dos mais importantes eventos de surf do mundo e a realização destes eventos aqui, pelo quarto ano consecutivo mostram bem que tínhamos razão”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais na conferência de imprensa de apresentação do evento, em plena Praia de Carcavelos. “Este evento, para além do destaque dos nossos atletas, faz parte de uma cadeia de valor, que gera emprego e valoriza a economia local, por isso é uma aposta ganha”.
 
 “A grande novidade deste ano é o facto de as duas provas, feminina e masculina, decorrerem no mesmo período de espera”, salientou Francisco Spínola, promotor do evento em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e representante em Portugal da World Surf League. Para garantir mobilidade a organização preparou uma estrutura sobre rodas de modo a ir atrás das melhores ondas: “gostaríamos que a prova decorresse só aqui em Carcavelos, praia mais urbana e onde está montado o Moche Impact Zone que vai receber os melhores atletas de skate e BMX, e um desfile de moda. Mas o que nos move são as ondas pelo que temos a estrutura móvel montada no Guincho e pode vir a estar na Bafureira. Temos de garantir as melhores ondas aos atletas”, reafirma.
 
Na prática homens e mulheres vão estar a competir nas mesmas ondas o que, para Teresa Bonvalot, surfista de Cascais e campeã europeia de juniores vais ser “divertido. Ter os rapazes a surfar ao nosso lado puxa mais para darmos o nosso melhor e ajuda muito”. Teresa Bonvalot é pelo quarto ano consecutivo a convidada da Câmara Municipal de Cascais e vai entrar em competição bem cedo frente á atual n.º 1 do Campeonato Mundial Feminino. Mas não se pense que a atleta de Cascais se deixa intimidar: “entrar na bateria com a n.º1 é ainda melhor. Nunca surfei com a Tyler, mas vou dar o meu melhor!” Uma confiança só possível por parte de uma atleta que se sente como “peixe na água”: “tenho evoluído muito, mas elas também. São os meus ídolos e é onde quero estar!”, referiu, satisfeita com o reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Cascais ao convidá-la mais um ano para estar em prova com as melhores do mundo.
 
Satisfeita por estar de volta a Cascais e ao Guincho onde, diz, “há muito potencial”, Tyler Wright é mesmo a única surfista que pode alcançar o título mundial em Cascais, tendo para isso que ganhar o evento. Mas a norte-americana Courtney Conlogue, segunda no ranking mundial e vencedora do Cascais Women’s Pro em 2015, tem uma palavra a dizer: se Conlogue chegar às meias-finais da etapa portuguesa, impede que Wright ganhe o título em Portugal e adia a decisão do título para as próximas etapas, em França e no Havaí. E se em termos matemáticos nesta etapa de Cascais pode decidir-se o título, Courtney Conlogue vai bater-se para continuar na corrida: “a Tyler está bem, mas o Guincho é um local incrível e vou ver como corre. Espero que compense”, referiu a surfista norte americana.
 No Cascais Women’s Pro, em que a etapa de Cascais pode ser decisiva para a conquista do principal troféu feminino da World Surf League, as surfistas do circuito mundial vão poder disputar o título nas melhores ondas de Cascais. 
 
Já na competição masculina, o Cascais Billabong Pro by Allianz, os portugueses Frederico Morais, Pedro Henrique, Vasco Ribeiro, Marlon Lipke e José Ferreira têm já presença confirmada. Destacam-se ainda na lista de inscritos 14 surfistas do circuito mundial (WCT) que vêm a Portugal à procura de pontos para garantir a presença entre a elite em 2017. Alguns dos nomes mais sonantes são Jadson André, vencedor do Cascais Billabong Pro by Allianz em 2013 e 2014 Jeremy Flores, Ítalo Ferreira e Alejo Muniz. Para além destes, Connor O’Leary, Leonardo Fioravanti e Ethan Ewing, surfistas que têm estado em evidência em 2016 no QS, já garantiram a presença neste evento português e vão procurar garantir em Cascais a qualificação para o WCT de 2017.
 
Cascais Women’s Pro Ronda 1:
Heat 1: Stephanie Gilmore (AUS), Sally Fitzgibbons (AUS), Lakey Peterson (USA)
Heat 2: Tatiana Weston-Webb (HAW), Sage Erickson (USA), Coco Ho (HAW)
Heat 3: Tyler Wright (AUS), Bianca Buitendag (ZAF), Teresa Bonvalot (PRT)
Heat 4: Courtney Conlogue (USA), Nikki Van Dijk (AUS), Chelsea Tuach (BRB)
Heat 5: Carissa Moore (HAW), Laura Enever (AUS), Alessa Quizon (HAW)
Heat 6: Johanne Defay (FRA), Malia Manuel (HAW), Keely Andrew (AUS)
 
2016 WSL Jeep Leaderboard Top 5 (depois do Swatch Women’s Pro):
1. Tyler Wright (AUS) 53,450

2. Courtney Conlogue (USA) 46,200

3. Carissa Moore (HAW) 42,500

4. Tatiana Weston-Webb 38,450

5. Stephanie Gilmore 37,300
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0