CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Festival de Hidroginástica de Cascais junta 300 seniores do concelho

Cerca de 300 seniores de centros de dia e de convívio de Cascais participaram este domingo, 21 de maio, no segundo Festival de Hidroginástica do concelho. O evento, que decorreu nas piscinas da Escola Salesiana de Manique, integra o projeto municipal “Seniores em Movimento”.
Maria da Assunção Alves e Fernanda Sousa foram das primeiras participantes a chegar à Escola Salesiana de Manique. Estava garantida uma manhã animada, com boa disposição e muita diversão. “É uma maravilha. Adoro o que faço. É muito bom para a saúde”, diz Maria da Assunção. Mesmo ao lado, Fernanda Sousa adianta que, na hidroginástica, “fazem-se novas amizades e bons amigos. Aconselho a todos.  É o melhor que podem fazer pela saúde” e seguem  preparadas para a demonstração do grupo que chega da instituição AISA, Malveira da Serra.
 
Presente na abertura do festival, o presidente da Câmara de Cascais realçou a atividade destes seniores. “Gostaria de dar os parabéns a estes jovens há mais tempo pela atitude que têm de querer continuar a viver a vida de uma forma saudável”, disse Carlos Carreiras.
 
O segundo Festival de Hidroginástica de Cascais dirige-se a munícipes com mais de 65 anos. Ao todo, participaram 18 grupos de utentes de centros de dia e de convívio do concelho.
 
“A atividade física a nível da saúde é importante, sobretudo na promoção do envelhecimento ativo. E esta é uma oportunidade de as pessoas poderem participar numa festa onde celebram a boa disposição e a manutenção das suas capacidades físicas”, refere Carolina Vaz, assistente social na Junta de Freguesia Cascais-Estoril.
 
“Ficam felizes e muito mais motivados para o dia a dia”, salienta Carla Silva, responsável pela animação e voluntariado na AISA.
 
Com vista a potenciar a deslocação para a prática de atividade física, irá ser criado um passe de autocarro, integrado no MobiCascais. “No início desta semana vamos aprovar [em reunião de Câmara] um passe para a mobilidade rodoviária. Portanto, qualquer jovem há mais tempo, com mais de 65 anos, por um valor muito baixo, pode andar e circular nos nossos autocarros em todo o concelho”, anunciou Carlos Carreiras. Os critérios serão anunciados nos próximos dias, devendo o passe +65 custar 14,5 euros e estar à venda a partir do início de junho, em data a anunciar.
 
A Câmara Municipal de Cascais disponibiliza, aos seus munícipes, um vasto conjunto de respostas e serviços orientados para o bem-estar, apostando no reforço e qualificação de respostas sociais, ao nível da saúde, atividade física, lazer e aprendizagem ao longo da vida.
 
Nos últimos anos Cascais tem sido distinguida com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”, que reflete a aposta da autarquia na implementação de políticas que apoiam as famílias.

SOBRE "SENIORES EM MOVIMENTO" | Dirigido aos munícipes com mais de 65 anos, integrados em centros de dia e de convívio, o projeto “Seniores em Movimento” possibilita o acesso à prática regular de exercício físico na modalidade hidroginástica, promovendo estilos de vida saudáveis com ganhos em aptidão física, autonomia funcional, autoestima, relacionamento interpessoal e consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0