CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Espaço Sénior Guilherme Augusto de Santa Rita inaugurado no Estoril | 5º centro de convívio em Cascais ao serviço da comunidade

Existe mais um espaço no concelho dedicado à população sénior. Localiza-se no Vale de Santa Rita, no Estoril, e servirá cerca de 30 utentes. Com o nome de Guilherme Augusto de Santa Rita, ilustre munícipe ligado às artes e letras e a ajudar o próximo, o novo espaço permite, através de um vasto leque de atividades socio-recreativas e culturais, um envelhecimento ativo.
Localizado na rua do Vale de Santa Rita, perto da Junta de Freguesia Cascais-Estoril, o novo espaço dedicado à população sénior do concelho conta com uma cozinha, salas para atividades físicas, artísticas ou de informática e uma área de estar que permite o convívio entre os utentes do centro de convívio e a geração mais nova. 
Um local ao serviço da comunidade que “pretende ser um local intergeracional e que permita um envelhecimento ativo” refere o presidente da União de Freguesias Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares, que frisou a satisfação em ter alargado a rede de centro de convívios do concelho como era objetivo.   
 
“Cascais e o Estoril, a maior freguesia do país, é um exemplo de coesão social, de solidariedade, de políticas que cumprem os objetivos. Políticas que têm resultados positivos, não apenas para a freguesia, mas em todo o concelho. Não por acaso, este equipamento foi inaugurado no dia em que Cascais voltou a ser distinguida com o galardão da "Autarquia mais familiarmente Responsável" referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC). 
 
“A CMC percebeu que o que as pessoas exigem dos poderes públicos, não são muitas vezes investimento em betão, que vai gerar divida às gerações futuras, é acima de tudo um trabalho de proximidade com as pessoas, de inclusão social. Também a este nível, Cascais tem sido uma referência nacional por todo o trabalho com as famílias, com as pessoas mais excluídas ou com maiores dificuldades” garantiu o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares. 
 
Presentes na cerimónia de inauguração estiveram também alguns os familiares de Guilherme Santa Rita que para além de ter sido um homem ligado às artes e letras em Portugal, era um ser humano solidário: “Sinto-me muito feliz com esta justa homenagem ao meu bisavô. Ele cedeu os terrenos onde agora existe a junta e lutou pelos mais desfavorecidos. Por isso fica aqui um belo registo através deste centro.”
 
Quem quiser frequentar este novo espaço poderá inscrever-se na junta de freguesia ou diretamente no local. A funcionar de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00 e também ao fim de semana, os utentes poderão usufruir de atividades como ginástica, pintura, arraiolos, ou informática. O desafio passa por sair de casa e evitar a solidão. 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0