CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Escola de negócios global no novo Campus da Nova SBE em Carcavelos abre em 2017

Com a parceria da Câmara Municipal de Cascais, que cedeu o terreno, desenvolveu o concurso de ideias para o projeto e vai apoiar na realização da obra, a Nova School of Business and Economics apresentou o seu grupo de parceiros fundadores. À Câmara Municipal de Cascais e a um conjunto de pequenos investidores, junta-se o Banco Santander Totta, Família Soares dos Santos e Grupo Jerónimo Martins. Daqui para a frente o objetivo é captar mais investimento privado através de uma campanha de angariação de fundos.

Neste momento estão já garantidos por privados 25 milhões de euros, que correspondem a cerca de 50% do financiamento necessário para erguer e abrir em Carcavelos o Campus da Nova SBE – School of Business and Economics. O anúncio foi feito esta manhã, 16.09.2014, em Lisboa pela Universidade Nova de Lisboa. Ferreira Machado, professor que desenvolveu o projecto juntamente com Pedro Santa Clara, também professor,  confirmou que a abertura daquela que é considerada a nova escola de negócios global de Portugal está prevista para setembro de 2017. Destacou que, até lá, importa reunir a verba em falta, pelo que Universidade de Nova de Lisboa promove a partir de agora uma campanha de Crowd funding intitulada “You and I can make this happen”.

Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, presente na apresentação dos parceiros fundadores, o projeto da Nova SBE em Carcavelos “vai para além das questões académicas. Vai criar uma nova centralidade em Cascais”. Garantindo que “Carcavelos vai ser um lugar fantástico para se viver e trabalhar”, o autarca aproveitou para destacar que além deste novo campus, “Cascais irá ainda beneficiar da criação de uma outra instituição, uma escola de alta tecnologia da Nato, a nascer ali ao lado em Oeiras e de outras instituições na área da saúde que vão surgir no território envolvente". " Estamos a projetar Cascais para o futuro o que tornará Carcavelos-Parede e o concelho em geral num lugar melhor para se viver um dia, uma vida”, salientou.

Parceiros fundadores

Pedro Santa Clara, um dos professores responsáveis pelo projeto da Nova BSE, confirmou o interesse dos alunos estrangeiros na faculdade: “este ano tivemos mais de 1.600 candidatos, 600 dos quais estrangeiros e isto para apenas 400 vagas”.

A construção do novo campus – em que já estão identificados a Biblioteca Soares dos Santos, o Santander Hall e o Jerónimo Martins Grand Auditorium - deverá iniciar-se em 2015, incluindo entre outras valências uma residência universitária.

A transferência da Universidade de Economia da Nova para Carcavelos terá lugar dois anos mais tarde, acolhendo inicialmente 3.500 alunos número que se prevê crescer até 5.000 alunos. Uma expectativa reforçada não só pela qualidade do ensino e excelência da localização, mas também pela recente alteração legislativa no âmbito do estatuto do estudante Internacional. Uma mudança que, como fez questão de referir o professor Ferreira Machado: “vem abrir a possibilidade de as universidades portuguesas admitirem alunos estrangeiros ao nível da licenciatura”.


Benefício para o país

Calcula-se que em 2020 o ensino superior constitua uma das maiores indústrias exportadoras em Portugal e o nascimento de uma escola de negócios global, com as características do Campus da Nova SBE em Carcavelos, potencia a concretização dessa visão estratégica.

Com um Campus moderno, espaçoso, confortável, que favorece novas abordagens académicas, motiva a interação e a partilha de conhecimentos, Portugal vai poder maximizar a sua vantagem competitiva (qualidade académica, clima ameno, custo de vida competitivo, país seguro, hospitaleiro e culturalmente enriquecedor) e crescer em qualidade e dimensão como país exportador de ensino superior.

O Professor Pedro Santa Clara, responsável pelo desenvolvimento do novo Campus da Nova SBE, explica que Portugal precisa de ganhar escala e alargar a sua rede de embaixadores no espaço de uma década para poder continuar a posicionar-se entre os melhores da Europa. “Temos cerca de 10 anos para alcançarmos os primeiros lugares dos rankings. Depois disso, se nada fizer, Portugal terá perdido para sempre a oportunidade de fazer parte da elite do ensino superior europeu. As escolas que entretanto chegarem ao topo vão continuar a atrair os melhores talentos num círculo vicioso de qualidade, muito difícil de quebrar”, conclui.


O traço distintivo da Nova SBE

Há 35 anos a identificar e desenvolver talentos excecionais, jovens com capacidade de fazer a diferença na vida de muitos, a Nova School of Business and Economics posiciona-se como uma das escolas de negócios com maior prestígio na Europa e com as condições ideais para atrair o melhor talento e construir uma proposta de valor distintivo num mercado cada vez mais competitivo.

Com uma comunidade de 12 000 alunos em todo o mundo, presente em sete rankings, cinco do Financial Times e dois da EDUNIVERSAL, a Nova SBE recebe os melhores alunos portugueses (a nota mais baixa de entrada, com exame de Matemática A, foi 15.8 em Economia e 16.0 em Gestão) e uma percentagem significativa da elite mundial (cerca de 40 por cento dos estudantes são estrangeiros). Estes alunos desenvolvem carreiras de sucesso à escala global - mais de 40 por cento dos estudantes da Nova SBE opta por desafios internacionais - e todos encontram trabalho após terminarem a sua formação.

Líder em investigação académica em Portugal e na Europa, a escola de negócios da Nova oferece um dos 20 melhores mestrados do mundo em Finanças (ranking FT), o 7º melhor mestrado do mundo em Gestão (ranking FT), o 7º melhor mestrado do mundo em Economia (ranking EDUNIVERSAL) e é ainda a única em Portugal distinguida com 5 Palmas e o estatuto de Universal Business School.

Ao expandir-se geograficamente para Luanda, S. Paulo e Maputo, a Nova SBE manteve-se fiel a uma herança histórica e cultural de proximidade com o mundo que fala português. 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0