CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Em Alcabideche avós e netos vivem paredes meias

Na freguesia de Alcabideche os “netos” são a visita frequente dos “avós”, isto é, se de um lado estão as 113 crianças da nova creche do Centro de Social e Paroquial de Alcabideche, do outro está o Lar de terceira idade da mesma instituição, agora remodelado.

E, ainda que a expressão “avô” seja meramente simbólica, já que a relação familiar pode efetivamente não existir, as duas gerações, apesar de separadas por largas dezenas de anos - a média de idade dos mais velhos ronda os 88 anos -, convivem alegre e saudavelmente no jardim, que é do Lar, mas que é também a sala de visitas onde se dá este milagroso choque geracional, quando os mais velhos recebem, com muita frequência, a pequenada. Foi isto que se celebrou também na sexta-feira, dia 2 de junho, na cerimónia da bênção da nova creche e do novo espaço do Lar, pelo bispo do patriarcado de Lisboa, D. Joaquim Augusto da Silva Mendes.

Na cerimónia, Rogério Fangueiro, responsável pela coordenação diária do Centro Social e Paroquial, por delegação da Direção da IPSS de S. Vicente de Alcabideche agradeceu ao presidente da autarquia, Carlos Carreiras “todo o apoio que foi prestado, 150 mil euros que permitiram por de pé a creche e o jardim do Lar.”

O presidente da Câmara, Carlos Carreiras fez questão de sublinhar que “o dinheiro alocado a esta obra é dinheiro de todos os munícipes, é o dinheiro da comunidade e, à Câmara e ao seu presidente só cabe distribui-lo e bem, para melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, disse.

Carlos Carreiras agradeceu também “à igreja católica”, porque “apesar da laicidade do Estado, não há cidades sem fé”. O presidente da autarquia lembrou que só a “conjugação de esforços que tem havido por parte de várias instituições de igreja católica” torna possível obras que contribuem para a coesão social, designadamente “no apoio à primeira infância e à última infância, cumprindo uma obrigação que é do Estado”.

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0