CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais vai criar cerca de 5.000 novos postos de trabalho

Em Cascais vão ser criados cerca de 5.000 novos postos de trabalho nos próximos anos, anunciou o presidente da Câmara de Cascais, quinta-feira, 18 de maio, na abertura de um seminário que decorreu no Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão, no âmbito da "Semana do Empregador".

Carlos Carreiras adiantou que estes postos de trabalho serão criados com a Nova SBE, a Faculdade de Medicina da Universidade Católica e com o maior centro neurológico e o maior centro ortopédico do país, que vão nascer no concelho. “Em breve, vão instalar-se no concelho empresas nacionais e internacionais que, juntas, vão gerar 5.000 postos de trabalho, com uma maior concentração na zona de Carcavelos. Isto é fruto de uma decisão que tomámos de trazer para o concelho a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, a SBE”. Carlos Carreiras acrescentou que “esta decisão está a gerar, neste momento, a atração de empresas que querem instalar-se aqui, à procura de talento”. Esta criação de emprego será reforçada com a vinda para Cascais da Faculdade de Medicina da Universidade Católica, “que será também fulcral para o desenvolvimento do concelho”.

Carcavelos vai também receber o maior centro de neurologia e o maior centro ortopédico do país. “Estamos a dotar-nos de infraestruturas universitárias e de entidades de resposta efetiva para melhorar a qualidade de vida”, salientou o presidente da Câmara de Cascais. "São decisões que criam postos de trabalho e, consequentemente, valor, talento, competência e riqueza".

Em 2016, a taxa de desemprego de Cascais baixou quase 10 por cento e está agora próxima dos 8,4 % da população ativa, ou seja, abaixo da média nacional, situada nos 10%.

As 292 startups apoiadas pela DNA Cascais já permitiram criar 1500 postos de trabalho, o que representa a forte aposta do município no empreendedorismo.

A Câmara de Cascais é dotada de uma divisão específica de promoção de emprego, sendo um dos quatro municípios que apostaram efetivamente nesta área. A autarquia trabalha em parceria com várias entidades, entre as quais o IEFP. “Temos uma excelente articulação com a divisão do emprego da Câmara de Cascais e trabalhamos sempre em parceira, mesmo informalmente, porque temos o mesmo objetivo, que é integrar as pessoas no mercado de trabalho”, salienta Manuela Tinoco, diretora do Serviço de Emprego de Cascais do IEFP.

A Semana do Empregador está a decorrer até 19 de maio em vários centros da delegação regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP.

O objetivo, diz o diretor do centro de Formação e de Reabilitação Profissional de Alcoitão, é “informar e atrair os empresários ao IEFP, dando-lhes a conhecer o que fazemos e que podemos fazer pelas empresas”.  Na sessão estiveram presentes diversas entidades empregadoras dos concelhos de Cascais e Oeiras. “Temos tido respostas dos formandos de Cascais para qualquer curso”, referiu Fátima Duarte, coordenadora da AERLIS, adiantando que “as formações mais procuradas são nas áreas de aprendizagem, técnicos comerciais e de informática”.

O seminário contou ainda com a participação de antigos formandos. Inês Carrari, esteticista, realçou que “antes da formação não tinha oportunidades de trabalho”. Hoje, exerce a profissão num hotel de cinco estrelas, em Cascais.

A mesma reação teve Sérgio Silva, que abriu, no Bairro da Torre, o seu negócio de cabeleireiro. “ A formação veio colmatar uma lacuna. Faltava-me um certificado para abrir o meu estabelecimento. O salão é unissexo”, diz Sérgio Silva.

Durante a Semana do Empregador realizam-se várias atividades de incentivo á empregabilidade, entre as quais workshops e visitas aos espaços de formação. 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0