Está aqui

Cascais quer conhecer imigrantes do Brasil que vivem no Concelho

Cascais que conhecer os imigrantes brasileiros que vivem no concelho. Para tanto, a Câmara Municipal de Cascais e a Casa do Brasil de Lisboa estão a produzir o documentário “Ser Imigrante em Cascais” que conta com a participação de residentes dispostos a partilhar as suas experiências na sua nova casa.
“Ser Imigrante em Cascais” apresentar-se-á como uma narrativa ao longo da qual serão contadas as histórias de vida, descobertas, afetos, vínculos e o dia-a-dia de seis imigrantes brasileiros e suas relações com o local onde habitam. 
 
Financiado pelo Fundo de Asilo e Migrações no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Cascais 2015-2017, o documentário vai ser realizado até outubro, e pretende alargar o conhecimento e a compreensão das construções sociais e culturais dos imigrantes no processo de integração no país, cidade e bairro de acolhimento da maior comunidade estrangeira residente na região. 
 
Ao promover o diálogo intercultural, elevar a autoestima e trabalhar o sentimento de pertença dos residentes brasileiros em Cascais, o filme procura ajudar a prevenir a exclusão e o isolamento da população, promover o empoderamento do imigrante, sensibilizar a sociedade ao acolhimento para as questões da multiculturalidade e dotar os imigrantes de conhecimentos e competências. 
 
O documentário concretiza a medida 41 do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Cascais que integra 55 medidas em 12 áreas diferentes (serviços de acolhimento e integração, educação, habitação, mercado de trabalho e empreendedorismo, capacitação e formação, cultura, saúde, solidariedade e resposta social, cidadania e participação cívica, media, racismo e discriminação, relações internacionais, religião). As medidas têm um horizonte temporal de 2 anos (2015-2017).
 
Aprovado a 22 de junho de 2015 em Reunião de Câmara, o Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Cascais tem por base um processo participativo iniciado em outubro de 2014 envolvendo a auscultação de comunidades, técnicos, decisores e eleitos acerca do Estado de integração das diferentes comunidades imigrantes e procurou refletir coletivamente medidas de intervenção. 
 
Acompanhe tudo sobre o documentário no Facebook: 
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais