CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais lança projeto de georreferenciação com indicadores de bem-estar e saúde no concelho

Cascais dispõe a partir de agora do projeto interativo “Smart Health” que disponibiliza indicadores por georreferenciação, baseados em dados de saúde e bem-estar da população do concelho. Este é um projeto pioneiro e inovador criado pela autarquia em parceria com a Nova IMS - NOVA Information Management School que estará acessível a toda a população no site Cascais Data.

Designado por Smart Health, este projeto interativo, com foco na monitorização de indicadores-chave sobre a saúde e o estado social da população de Cascais, permitirá que qualquer tomada de decisão de âmbito municipal nestas áreas seja assente na evidência, de forma a melhorar a transparência. .

Com base neste projeto, toda a população terá acesso a dados, como por exemplo, o número de utentes dos centros de saúde que têm médico de família, número dos que estão a ser seguidos em consultas antitabágicas, de hipertensão ou diabetes, dados que através do portal Cascais Data, ficam acessíveis a toda a população e que servem de ferramenta de gestão a nível municipal. 

“O Smart Health é uma forma de integrar a área da saúde no conceito de Cidade Inteligente” referiu o vereador da Câmara de Cascais, Ricardo Batista Leite, acrescentado que: “ É olhando para os dados objetivos e em tempo real que melhor podemos decidir como e onde intervir para melhorar a saúde e qualidade de vida dos munícipes de Cascais”. 

O projeto de georreferenciação dos níveis de bem-estar e saúde no concelho tem, assim como objetivos melhorar a saúde da população do município, fomentando uma relação de transparência e de prestação de contas da autarquia com os Cascalenses; garantir acesso aberto de todos os indicadores aos munícipes, às instituições do concelho e aos decisores políticos; potenciar o papel do cidadão como agente ativo e central no processo de governação sustentável do território; gerar ferramentas de apoio à decisão que garantam maximizar o custo-eficiência na aplicação dos recursos públicos e assim melhorar a governança local; orientar a ação municipal para a melhoria constante dos indicadores sociais e de saúde, e assim a qualidade de vida de todos os cascalenses.

“Estamos a inovar e também a correr alguns riscos” garante o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras que afirma, contudo, que é sempre positivo permitir ás pessoas que “fiscalizem e avaliem aqueles que têm a responsabilidade de agir e decidir em determinadas matérias”. 

A iniciativa surge porque a autarquia entende os determinantes sociais da saúde são fundamentais para percebermos as diferenças e desigualdades na saúde das populações.

Esta é também uma forma de aplicar a saúde inteligente, nas cidades inteligentes, colocando ao serviço da população o melhor que a tecnologia contemporânea oferece.  

Sobre o Cascaisdata.pt | Portal para consulta de dados sobre diversos temas com informação sobre o concelho, como o Sistema de Informação Geográfica municipal, ou ainda aceder a outras fontes nacionais com informação sobre o concelho. 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0