CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais associa-se ao Dia Mundial da Prematuridade

Iluminando o edifício dos Paços do Concelho de roxo, Cascais associa-se esta noite à inciciativa da XXS - Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, que, no Dia Mundial da Prematuridade lançou a Plataforma “O meu bebé XXS”, para ajudar os bebés prematuros e os seus pais a ultrapassarem aqueles que poderão ser os momentos mais difíceis das suas vidas.
Apresentada durante as XLVI Jornadas Nacionais de Neonatologia, a decorrer até sábado na Covilhã, plataforma está acessível em http://omeubebexxs.org/ e contou com a parceria da Prológica Healthcare. De acesso privado aos pais dos prematuros, a Plataforma “O meu bebé XXS” irá permitir consultar todo o tipo de informação relevante sobre a prematuridade, criar um diário do bebé prematuro e analisar a sua evolução em tempo real, encontrar todos os eventos hospitalares sobre prematuridade de uma forma rápida e intuitiva, identificar quais são os profissionais da Neonatologia que poderão ajudar no hospital mais perto e até pesquisar algumas das lojas e empresas com artigos para os bebés prematuros.
 
Além desta iniciativa, a XXS quis marcar o Dia Mundial da Prematuridade com o encerramento da campanha "XXS-XXL, Pequeno no Tamanho, Grande no Coração", no âmbito da qual  se pretendeu alertar para a realidade dos nascimentos prematuros e contribuir para dotar as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País de material de conforto necessário e adequado a estes bebés. Através desta campanha, que contou com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neonatologia, Nestlé, Knot e Final Solution, a associação apelou aos portugueses para que tricotassem gorros e botinhas em lã própria para bebé, com medidas mais pequenas, adequadas a bebés de baixo peso à nascença e pudessem contribuir desta forma para aquecer os corações dos Bebés XXS, dos seus pais, irmãos, família, amigos e profissionais de saúde que os acompanham dia-a-dia nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País. Os gorros e botinhas podiam ser entregues numa das 12 lojas Knot espalhadas pelo país. A Nestlé, também parceira na iniciativa, irá agora recolher o material e entregá-lo às Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais do país.
 
Esta campanha mundial já decorre em mais de 60 países, incluindo os E.U.A., Austrália, Canadá, Singapura, Turquia, Itália, Alemanha, França, entre outros e conta, entre outros, com o apoio de entidades como a European Foundation for Care of Newborn Infants (EFCNI), a Fundação March of Dimes, de apoio a mães e bebés e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Sobre a Prematuridade em Portugal | Em Portugal, nascem por ano cerca de 8 mil bebés prematuros e 10% ficam internados, em média, 60 dias em Unidades de Cuidados Intensivos. 8 em cada 100 bebés nascem com menos de 37 semanas de gestação, e 1% dos recém-nascidos tem menos de 1.500 gramas. Os prematuros representam 1/3 da mortalidade infantil no nosso país. As crianças que nascem antes do tempo têm problemas específicos que exigem apoios especializados.
 
Sobre a Associação XXS | A XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2008. Foi criada em Portugal por um grupo de pais que viveram a experiência da prematuridade na primeira pessoa e tem como missão ajudar os bebés prematuros e as suas famílias a ultrapassarem aqueles que podem ser os momentos mais difíceis das suas vidas. A Associação XXS coopera com a Sociedade Portuguesa de Neonatologia e é membro da European Foundation for Care of Newborn Infants (EFCNI) desde a data da sua fundação, em 2008. A Associação XXS integra também o Parent’s Advisory Board da EFCNI.
 
Sobre a EFCNI | A European Foundation for the Care of Newsborn Infants (EFCNI) é a primeira organização pan-Europeia a representar os interesses dos prematuros e recém-nascidos e suas famílias. Reúne pais e professores de saúde de diferentes disciplinas com o objetivo comum de melhorar a saúde a longo prazo de bebés prematuros e recém-nascidos, garantindo a melhor prevenção, tratamento, cuidados e apoio possíveis. 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0