CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais aposta em grande no triatlo

Os três atletas que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos deste ano são um bom exemplo da proporção que este desporto está a ganhar no nosso país. Como tal, a Câmara Municipal de Cascais aposta nesta combinação de três modalidades - natação, ciclismo e corrida - e vai ser parceira do Cascais Triathlon e do Ironman 70.3.

A realizar-se nos próximos dias 24 e 25 de setembro, o Cascais Triathlon 2016 regressa ao concelho para a segunda edição. Numa apresentação que decorreu no Centro Cultural de Cascais, Jorge Paulo Pereira, diretor da 3 Iron Sports, organizadora do evento, confirmou a participação de mais 1200 atletas - um aumento de mais de 300 inscritos desde a edição anterior. Para consultar o programa completo, que inclui Triatlo Sprint, Aquatlo para jovens e adultos e Half Distance, clique aqui; e para os percursos estabelecidos em Cascais, aqui.

Para Nuno Piteira Lopes, vereador do Desporto da Câmara de Cascais, "o evento enquadra-se na estratégia do município, na qual o desporto é um dos pilares fundamentais. Acreditamos que esta edição da prova será uma de muitas que queremos acolher no futuro e que a modalidade continuará a crescer."

Cascais anunciou um outro evento de triatlo, desta vez para 2017: o Ironman 70.3. Esta competição, a realizar a 3 de setembro do próximo ano, é também conhecida como Half Ironman e consiste na combinação de distâncias específicas de 1,9 km de natação (zona da Fortaleza), 90 km de ciclismo (Marginal) e 21 km de corrida (Guincho e Sintra). Paula Newby-Fraser, reconhecida figura do triatlo, deixou uma mensagem em vídeo, na qual se demonstrou "muito feliz pelo campeonato mundial, que tem mais de 225 eventos incluídos, passar por Cascais no próximo ano", e lembrou que este desporto tem "mais de 250 mil praticantes por todo o mundo."

"Existe capacidade em Cascais para acolher 2 mil pessoas por dia, o que inclui as pessoas que acompanham os atletas - que vão ter necessidade de visitar o local de competição para treinar", disse Jorge Paulo Pereira, em nome da 3 Iron Sports, que irá organizar também este evento. "Tornar Cascais um ponto de treino durante todo o ano terá um impacto enorme", acrescentou.

Baseando-se no primeiro circuito de Ironman, criado no Havai em 1978, o evento será possível graças a uma parceira entre as câmaras de Cascais, Sintra e Oeiras. "Alegro-me pela capacidade de colaboração com os outros municípios. É necessário colocar a região acima de quaisquer interesses", disse Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais. "Queremos promover a vida saudável, sendo os atletas de alta competição o melhor exemplo, para que todos os cidadãos se envolvam no desporto."

Numa nota final, Pinto Luz lembrou a memória de Pedro Costa, o recentemente falecido chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal, "que dedicou a vida ao desporto e a Cascais." Jorge Paulo Pereira também deixou uma mensagem de pesar: "todos estes eventos desportivos têm um pouco a batuta do Pedro."

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0