CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais apoia recolha a favor de Espaço Comunitário de S. Tomé e Príncipe

Durante o mês de janeiro, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, as Escolas de S. Vicente no concelho estão a recolher bens para ajudar o ECRA - Espaço Comunitário de Ribeira Afonso, que apoia cerca de 200 crianças de S. Tomé e Príncipe. Tudo faz falta, em especial brinquedos e materiais escolares. O objetivo é ajudar o projeto a crescer.
Iniciado em 2012 pela Associação CulturSol e continuado pela paróquia local, o ECRA proporciona atualmente apoio a cerca de 200 crianças em idade escolar que ali tiram partido de três espaços: uma biblioteca, que também funciona como sala de estudo, uma sala de informática e outra para brincar. 
 
Prepara-se também para inaugurar uma creche em parceria com a Paróquia de Cascais e com formação de profissionais e material já assegurados pela CulturSol, uma horta comunitária e uma sala de costura. 
 
Como forma de garantir a sustentabilidade do projeto, o ECRA quer criar um espaço para turistas, pelo que, com a ajuda da CulturSol já estabeleceu parcerias em S. Tomé com a Câmara Municipal de Cantagalo, Unicef, Misericórdia de S. Tomé e procura novos parceiros junto da rede de parceiros local, nomeadamente o Hotel Pestana, o Instituto Camões e outras.
 
Mas, para crescer, o projeto precisa de diversos materiais que cada um pode ter lá em casa e oferecer. O contentor sai de Portugal já em fevereiro. Se puder, contribua!
 
Materiais necessários: 
Material escolar de desgaste, como lápis de carvão, de cera e de cor, canetas esferográficas e de feltro, guaches, borrachas e apara-lápis, pincéis e tesouras, réguas, esquadros e compassos, cadernos e todo o tipo de papel, colas e fitas colas, plasticinas, giz branco e de cor.
Bicicletas de adulto e de criança (muito importante para se deslocarem a outras roças)
Material de desporto especialmente bolas e, se possível, balizas de futebol
Tintas de madeira e de parede, aos lençóis, atoalhados e colchões desde que em bom estado.
Material de cozinha: pratos, talheres e copos, panelas, tachos e frigideiras
Eletrodomésticos: varinhas mágicas, batedor de claras, liquidificador, ferro de engomar, torradeira ou tostadeira, chaleira…. E outras maiores: arcas, frigoríficos, fogão
Secretárias e outras mesas, sofás e cadeiras, pequenas estantes ou mesas
 
O material deverá ser entregue na sede da CulturSol na Adroana: Largo do Amor Perfeito, nº47-B (loja) Adroana
Escolas de S. Vicente participantes: Alcabideche – Rua Rio Grades, nº 190ª, Alvide – Rua Furriel João Vieira, Calouste Gulbenkian – Rua Guiné Bissau e Janes – Rua das Tomadas.
 
Sobre o projeto ECRA | Tudo começou com a deslocação de dois associados da CulturSOL a Ribeira Afonso em 2012. Levaram consigo materiais e fundaram o ECRA entregando, depois, a gestão do Espaço Comunitário à Paróquia de Ribeira Afonso. Anualmente o ECRA recebe a visita de formadores que ajudam a manter e desenvolver o projeto.
 
Sobre a CULTURSOL | Associação Sociocultural de direito privado e sem fins lucrativos, com sede na Freguesia de Alcabideche, Concelho de Cascais, constituída por escritura pública em janeiro de 2007. Tem como objetivo o apoio à criação e manutenção de equipamentos sociais destinados às populações carenciadas, intervindo em todo o território nacional e nos países de língua oficial portuguesa. Tem ainda como objetivos a implementação de projetos de solidariedade social, intercâmbio cultural e formação dos seus associados para a intervenção comunitária. Rege-se por princípios de igualdade, reciprocidade, subsidiariedade e respeito intercultural. Mais informações.
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0