CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais acolhe Congresso Europeu de Bem Estar Animal e Medicina Comportamental

A decorrer até domingo, 23 de outubro, no Teatro Gil Vicente, O Congresso Europeu de Bem-estar Animal e Medicina Comportamental, tem como objetivo discutir temas das áreas de bem-estar animal, ética e medicina. Uma iniciativa das organizações European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM), Animal Welfare Science, Ethics and Law Veterinary Association (AWSELVA), European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE) e da portuguesa PSIANIMAL - Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal.

Pedro Campilho, presidente da direção da Associação São Francisco de Assis (SFA Cascais) destaca a relevância de “mostrar Cascais como uma Vila de Congressos em termos de turismo de qualidade”. Por outro lado, o presidente da direção salientou a importância deste Congressos, e dos temas nele abordados, pelo valor pedagógico que constituem para toda uma população e sobretudo para os que lidam com animais. “São as pessoas que alertam as autoridades e a Associação quando há casos de animais acidentados ou maus tratos”, acrescentou Pedro Campilho.

Para acorrer a esses casos, a Associação São Francisco de Assis tem um piquete a funcionar 24h e acordos com a PSP, as polícias municipal e marítima. Alertada a Associação para casos de animais acidentados, abandonados ou maltratados, o piquete, recolhe o animal e já na Associação é feita uma avaliação do estado de saúde, tratado e mais tarde vacinado e esterilizado antes de estar preparado para adoção. A SFA Cascais promove acima de tudo adoções responsáveis que este ano subiram 20% em relação ao ano anterior e que a esta data já ascendem a 394 adoções.     

Para além da promoção ativa da adoção responsável, o Trilho Canino, o Dia do Animal, ações de sensibilização da população e campanhas nas redes sociais são algumas das iniciativas que a Câmara Municipal de Cascais e a Associação São Francisco de Assis promovem no respeito pela dignidade da vida Animal e o combate ao abandono, como princípios fundamentais do bem-estar animal.

Nesse sentido, Cascais é um concelho pioneiro no reconhecimento da importância que os animais de companhia assumem para a melhoria das condições de vida, nomeadamente para o bem-estar físico e psíquico, das populações. Desde 2011 que existe o Regulamento Municipal de Bem-estar e Saúde Animal que poderá consultar AQUI.

Regulamento esse que nas palavras de Pedro Campilho “ já passou para além de si próprio com a sua execução diária no terreno em colaboração com as autoridades”.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0