CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Boa viagem, Senhor Presidente! A visita de Bernardino Machado às trincheiras em França

Há um século, o Presidente da República, Bernardino Machado, iniciava a primeira deslocação oficial de um Chefe de Estado ao estrangeiro, para visitar as tropas do Corpo Expedicionário Português (CEP) na frente de batalha da Grande Guerra de 1914-18.

Foram 18 intensos dias de viagem de comboio durante a qual o Presidente português foi recebido sucessivamente pelo Rei Afonso XIII de Espanha, pelo Presidente Raymond Poincaré de França, Rei Jorge V de Inglaterra, Alberto I da Bélgica, e visitou os militares do Corpo Expedicionário Português mobilizados na Primeira Guerra Mundial.

Em março de 1916, a Alemanha tinha declarado guerra a Portugal, na sequência da apreensão dos navios mercantes alemães. Os sectores belicistas portugueses viram chegado o pretexto para o país entrar formalmente no conflito, embora alemães e portugueses já combatessem em Angola e em Moçambique.

O Corpo Expedicionário Português (CEP), comandado pelo general Norton de Matos, fora constituído recentemente. Em janeiro de 1917, parte para França a primeira brigada, comandada pelo coronel Gomes da Costa.

Para a jovem e frágil República portuguesa, a participação no esforço de guerra dos aliados, foi um momento aproveitado para obter um muito desejado reconhecimento internacional. O próprio Bernardino Machado era favorável à participação de Portugal na guerra. Depois teria lugar a humilhante derrota na Batalha de La Lys.

Após esse desastre escreveu em abril de 1918 ao chefe militar General Tamagnini:

“Acompanhando, de todo o coração, a nossa intervenção militar na grande guerra, V.Exª imagina certamente a profunda comoção de dôr e de orgulho que senti, ao receber a notícia do nosso último combate, tam cruel mas tam heróico. Creio entretanto do meu dever exprimi-lo ao ilustre Comandante do nosso valente exército”.

Cem anos depois, a viagem é recordada numa exposição promovida pelo Museu da Presidência da República, em Cascais, com a colaboração do Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão. 

A exposição foi inaugurada no dia 7 de novembro, no Palácio da Cidadela de Cascais, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. S.R.S.

Ver evento Agenda Cascais

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0